A indústria de jogos de console pode dar um suspiro coletivo de alívio, já que a tensão quente entre os EUA e a China diminuiu em janeiro, encerrando com isso a ameaça de tarifas punitivas que ameaçavam a viabilidade financeira de toda a indústria.
Desde maio de 2019, o governo de Donald Trump contemplava a imposição de uma tarifa de 25% sobre a importação de consoles de jogos da China. A proposta enviou campainhas de alarme tocando em todo o setor de console de jogos devido a suas ramificações abrangentes. Como ilustração, mais de 96% dos consoles importados nos EUA em 2018 vieram da China. Além disso, dadas as margens delgadas associadas aos consoles em geral, a ação dificultaria seriamente a indústria de jogos dos EUA, com US $ 43 bilhões, e levaria a perdas significativas de empregos entre a força de trabalho da indústria de cerca de 220.000, de acordo com uma carta conjunta da Nintendo, Microsoft e Sony. A carta, escrita em junho de 2019, observou que:
No entanto, à medida que as tensões sino-americanas continuaram a piorar, os consoles aumentam, Microsoft (NASDAQ: MSFT165,04 -1,01%), Sony (TYO: 6758) e Nintendo (TYO: 7974), supostamente reduziram algumas de suas atividades de produção na China. Por exemplo,surgiram relatos em junho de 2019 de que a Nintendo havia transferido parte da atividade de produção relacionada às unidades Switch para fora da China, embora a proporção exata da linha de produção que foi realocada permanecesse obscura.
O governo Trump atrasou a imposição da tarifa de 25% nos consoles em agosto de 2019 até o dia 15 de dezembro. Naquela época, porém, um acordo preliminar estava à vista e, portanto, a implementação da proposta foi adiada novamente. Um acordo comercial da fase um foi formalmente assinado pelos dois lados em guerra no início de janeiro de 2020. Em troca de US$200 bilhões em compromissos de compra chineses de produtos dos EUA, o Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) forneceu o seguinte alívio tarifário à China:
-Suspensão das tarifas da Lista 4B que deveriam entrar em vigor em US $ 160 bilhões em importações de bens de consumo da China. Fundamentalmente, essa lista incluía as tarifas propostas para os consoles
-Redução das tarifas da Lista 4A para 7,5% dos 15% originais impostos a US $ 120 bilhões em produtos chineses em 1º de setembro
-Preservação de tarifas incluídas nas listas 1 - 3 que envolvem cumulativamente tarifas de 25% sobre as importações chinesas de US $ 250 bilhões
É claro que esse desenvolvimento não poderia ter chegado em um momento melhor para os principais consoles, com o Xbox Series X e PlayStation 5 agendados para serem lançados ainda este ano, juntamente com os rumores de um Nintendo Pro que será lançado em 2020.
De acordo com rumores persistentes, é provável que o PlayStation 5 seja anunciado em fevereiro e ofereça não apenas recursos visuais e de jogos aprimorados, mas também novos sinos e assobios, como o suporte a áudio 3D e feedback tátil do controlador. Além disso, também pode incluir um recurso de marcação de cena que envolve um foco maior no conteúdo gerado pelo usuário.
Por outro lado, o console Xbox Series X da Microsoft provavelmente testemunhará uma revelação antes da E3 e deverá suportar resolução 4K e 60 FPS, com a possibilidade de capacidade de até 120 FPS e 8K, além da gama de jogos do Xbox Original, Xbox 360 e Xbox One estarem presentes no dia do lançamento para o Xbox Series X, aliados ao Xbox Game Pass e Halo Infinite, carro-chefe do Console americano.
Há rumores de que a Nintendo também esteja trabalhando com a NVIDIA em um novo console do Switch que provavelmente será lançado no último trimestre de 2020. Ele incluirá processadores personalizados e uma GPU baseada na arquitetura Volta.
Além de revitalizar a indústria de jogos, os novos consoles também trarão uma revitalização muito necessária aos fabricantes de DRAM gráfica e de unidade de estado sólido, conforme análise da Trendforce. De acordo com esse relatório, o PlayStation 5 e o Xbox Series X conduzirão conjuntamente pelo menos 3% das remessas mundiais de unidades de estado sólido este ano, e esse número pode chegar a 5%. À medida que os dois consoles passam da fase inicial de adoção no próximo ano, sua participação nos envios de SSD também aumentará.