Sony está em busca de novos estúdios e dinheiro não é problema, diz Jim Ryan

Enviado por Catos, em

Vivemos um tempo de corrida aos conteúdos, não apenas porque a geração PlayStation 4 provou a importância dos exclusivos para o sucesso dos consoles, mas porque com a progressiva transição para o digital, que no limite será disponibilizado diretamente sem intermediários via streaming, as marcas perceberam que as propriedades intelectuais serão a sua maior força.

Como consequência, é hoje particularmente dispendioso, mesmo para os gigantes, adquirir um estúdio. Isso mesmo lembra o CEO da PlayStation, Jim Ryan, na entrevista concedida ao GamesIndustry. Vivemos um tempo em que o mercado é "propício ao vendedor (...) comprar estúdios é uma jogada extremamente cara."

Claro que o preço não é impedimento para uma empresa da dimensão da Sony se manter no mercado em busca de novas aquisições. Ainda recentemente vimos a companhia a comprar a Insomniac Games, depois do estrondoso sucesso que o estúdio lhes garantiu com o desenvolvimento de Marvel's Spider-Man, um dos melhores jogos de 2018, que acreditamos poder receber uma sequela algures no futuro.

Jim Ryan diz que "estão sempre" em busca de adquirir novos estúdios, contudo, são extremamente "cuidadosos em relação à área a atacar e pessoas com quem falar (...) há espaço para fazermos mais nessa área, mas temos de garantir que se trata da companhia certa."

O cuidado da Sony ao procurar um novo estúdio não diz apenas respeito ao preço e valor que a qualidade das pessoas aportam à companhia, a inclusão tem de "fazer sentido do ponto de vista do que é adicionado ao portfólio."

Ryan não terminou sem salientar que vivemos num tempo muito diferente daquele em que estávamos quando a Sony adquiriu a Guerrilla Games, produtores de Horizon: Zero Dawn. Curiosamente essa foi uma decisão absolutamente acertada em 2005, afinal, um dos fundadores e ex-presidente da Guerrilla, Hermen Hulst, foi ontem nomeado novo presidente dos Worldwide Studios.

Quem tem adaptado uma estratégia, mais agressiva, de aquisições, é a concorrente Microsoft, que adicionou não há muito tempo vários estúdios novos aos Xbox Game Studios. Recentemente foi anunciada a aquisição da Double Fine Productions (Psychonauts), já depois de terem sido confirmadas as compras da Obsidian Entertainment (The Outer Worlds) ou Ninja Theory (Hellblade), só para dar alguns dos principais exemplos.

Veja Também:
Brincadeira de 1º de abril sobre um remake do primeiro God of War deixou os fãs irritados
Nomura e Nojima estão trabalhando duro com a terceira parte de Final Fantasy VII Remake
Top Reino Unido | South Park: Snow Day! estreia na terceira posição
Ryu Ga Gotoku afirma que Like a Dragon: Kiwami 3 será feito em algum momento
Jornalista acusa o designer da protagonista de Stellar Blade de nunca ter visto uma mulher
Veja os principais lançamentos de jogos em abril de 2024