Valve vai lutar contra a decisão da Comissão Europeia contra o Steam

Enviado por maikondmb, em

No início deste ano, a Comissão Europeia iniciou uma investigação sobre seis empresas de jogos: Valve, Bandai Namco, Capcom, Focus Home Interactive, Koch Media e ZeniMax- sobre "suspeitas de práticas anticompetitivas". Em abril, divulgou uma conclusão preliminar de que a prática de jogos por bloqueio geográfico, que restringe a capacidade das pessoas de comprar jogos com base em sua localização, viola as regras de concorrência da UE.

Simplificando, o bloqueio geográfico impede que as pessoas nos 'países ricos' aproveitem os preços mais baixos em outras regiões. Mas a conclusão preliminar da CE:

"É que essas práticas de negócios dividiram os mercados de acordo com as fronteiras nacionais e restringiram as vendas passivas aos consumidores. Essas práticas de negócios finalmente negaram aos consumidores europeus os benefícios do mercado único digital da UE para comprar a oferta mais atraente".

"Em um verdadeiro mercado único digital, os consumidores europeus devem ter o direito de comprar e jogar videogames de sua escolha, independentemente de onde residam na UE", afirmou o comissário Margrethe Vestager em comunicado. "Os consumidores não devem ser impedidos de fazer compras entre os Estados-Membros para encontrar o melhor negócio disponível. A Valve e as cinco editoras de videogame para PC agora têm a chance de responder às nossas preocupações".

Desde então, de acordo com um relatório da Reuters, Bandai Namco, Capcom, Focus Home Interactive, Koch Media e ZeniMax concordaram em resolver o caso. Os termos do acordo não são conhecidos, mas a Reuters disse que, de acordo com as regras antitruste da UE, as empresas recebem uma redução de dez por cento em suas multas por admitir que fizeram algo errado. A Valve decidiu lutar contra as acusações, no entanto, e agora espera-se uma audiência com os reguladores de concorrência da Comissão Europeia e os "vigilantes nacionais" para discutir o caso.

Se, depois que a Valve apresentar sua defesa, a Comissão Europeia determinar que ainda há evidências suficientes de uma infração, poderá emitir uma ordem para interromper as práticas ilícitas e impor uma multa de até dez por cento do "faturamento anual da empresa".

Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado