Mais estúdios independentes podem ser comprados pela Sony depois da Insomniac

Enviado por kreiton2019, em

A Sony acaba de adquirir a Insomniac Games, o que abre um mundo de possibilidades.

Como você já deve ter ouvido, a Sony adquiriu a Insomniac Games! O prolífico estúdio por trás de Spyro, Ratchet & Clank, Resistance e Homem-Aranha se juntou às fileiras como o 14º estúdio da Sony. Como uma desenvolvedora que há muito tempo se orgulha de sua independência, esta notícia indica uma enorme mudança dentro da empresa.

A Insomniac manteve sua independência, apesar de ter um relacionamento muito próximo com a Sony desde o início do estúdio. Em 2017, quando a Insomniac Games lançou seu novo logotipo, o estúdio fez questão de mencionar o valor que atribui à manutenção da independência. Um post publicado no blog tocou neste assunto dizendo:

Sempre tentamos evoluir com o setor em constante mudança que adoramos. Esse é um dos desafios e bênçãos de permanecer completamente independente como um estúdio.

No entanto, parece que em algum momento, a Sony conseguiu penetrar fundo nos bolsos e pagar a Insomniac Games um cheque grande o suficiente para mudar de ideia, talvez fazendo com que a Insomniac reavaliasse o futuro previsível.

A aquisição da Insomniac Games indica a possibilidade de a Sony estar se preparando para um esforço agressivo para garantir mais estúdios?

É sabido que a Microsoft tem tido uma grande tendência de compras ultimamente, adquirindo produtos como Double Fine, Obsidian Entertainment e inXile Entertainment. No entanto, a Sony tem hesitado em fazer aquisições nesta gen, com exceção da Audiokinetic, uma empresa de engenharia de som na indústria de jogos. A aquisição da Insomniac Games indica a possibilidade de a Sony estar se preparando para um esforço agressivo para garantir mais estúdios.

Como a Insomniac Games, há alguns estúdios que mantiveram uma relação estimada com a Sony, apesar de não terem exclusividade first-party. Embora o termo "estudio second-party" não seja tão usado, desenvolvedores como Housemarque, Ready at Dawn e Bluepoint têm um relacionamento de longa data com a Sony. Qualquer um dos estúdios mencionados se sentaria confortavelmente ao lado de Sucker Punch, Naughty Dog e Guerilla Games.

Outra possibilidade é a Kojima Productions. Sony e Hideo Kojima têm um relacionamento contínuo, chegando a financiar a criação de seu mais recente jogo. Death Stranding ainda não foi lançado, embora garantir a exclusividade dos futuros projetos da Kojima seria uma grande conquista para a Sony.

A Sony não se limita a estúdios de segunda parte. Em maio, a internet foi lançada em um frenesi quando Shuhei Yoshida, da SIE, viajou para a Finlândia para conferir o Control da Remedy. Embora o júri ainda não saiba se isso foi ou não algo mais do que uma visita cordial, não está fora do alcance da possibilidade que Yoshida tenha chegado e tenha começado a plantar as sementes para uma potencial compra de estúdio.

Veja Também:
Dragon's Dogma 2 em 90 segundos: Capcom dá uma breve sinopse da história
Final Fantasy VII Rebirth ganhará demo amanhã
Insomniac Games afirma ainda estar trabalhando no New Game+ de Spider-Man 2
Peacemaker chega dia 28 de fevereiro ao Mortal Kombat 1
Demon's Souls original completa 15 anos
Top Espanha | Confira os consoles e jogos mais vendidos no país em janeiro