Após pressão da 'lista negra' de Trump, Google retira da Huawei licença para Android

Enviado por okardec, em

Próximos telefones da fabricante chinesa deixarão de ter acesso ao Gmail e à loja de aplicativos Play Store.

O Google suspendeu negócios com a Huawei que exigem a transferência de produtos de hardware e software, exceto aqueles cobertos por licenças de código aberto, disse uma fonte próxima à agência Reuters. A decisão é um golpe à empresa chinesa de tecnologia, que o governo dos Estados Unidos tem buscado marginalizar em todo o mundo.

O site americano de tecnologia "The Verge" também confirmou a informação com uma pessoa familiarizada com as duas empresas. A Huawei Technologies perderá imediatamente a licença para acesso a atualizações do sistema operacional Android.

A próxima versão de seus smartphones fora da China também deixará de ter acesso a aplicativos e serviços populares, incluindo o aplicativo Google Play Store e o Gmail.

Os detalhes dos serviços específicos ainda estão sendo discutidos internamente no Google, de acordo com a mesma fonte. Os advogados da Huawei também estão estudando o impacto das ações do Departamento de Comércio dos EUA, disse um porta-voz da Huawei na sexta-feira (17).

A Huawei não fez mais comentários sobre o tema. Representantes do Departamento de Comércio dos EUA tampouco fizeram comentários imediatos.

A Huawei continuará a ter acesso à versão do sistema operacional Android disponível através da licença de código aberto, que é livremente aberta a qualquer um que deseje usá-la. Portanto, as atualizações de segurança dos celulares da empresa chinesa só serão feitas quando forem disponibilizadas por meio do sistema de código aberto.

Mas o Google deixará de fornecer suporte técnico e colaboração para os serviços do Android e do Google para a Huawei, disse a fonte.

Segundo o "The Verge", a Huawei está trabalhando no desenvolvimento de seu próprio sistema operacional, pois já previa uma proibição de usar os sistemas Android e Windows. No entanto, também avalia a possibilidade de que esse sistema enfrente ainda mais restrições nos Estados Unidos.

Na quinta-feira (16), o governo Trump oficialmente adicionou a Huawei a uma "lista negra" de comércio. A lista é feita de empresas de telecomunicações que, segundo o governo, representem um risco à segurança nacional. Foram impostas restrições que tornarão extremamente difícil para a gigante de tecnologia fazer negócios com empresas norte-americanas.

Veja Também:
Marco Legal dos Games é oficialmente sancionado e vira lei
Update de Fallout 4 é bugado e decepcionante, afirma Digital Foundry
Novo Tomb Raider pode apresentar mundo aberto ambientado na Índia
Xbox começará a intensificar o marketing de Hellblade 2 na semana que vem
"A decisão é da Sony e não nossa", comenta estúdio de Helldivers 2 sobre vinculação obrigatória de contas
Helldivers 2 foi o lançamento com a maior receita de 2024 até agora