Qual é a sensação de jogar No Man's Sky no PlayStation VR?

Enviado por Catos, em

Marcado no lançamento por ser um jogo de promessas quebradas, falhando em cumprir algumas das funcionalidades que tinham sido discutidas pela Hello Games nos meses anteriores, No Man's Sky tem passado por uma transformação positiva graças a grandes atualizações que continuam a acrescentar novidades com base no feedback da comunidade. No entanto, secretamente, o estúdio britânico tem estado também ocupado com uma ambiciosa adaptação do seu jogo para o PlayStation VR.

Não se trata meramente de uma demo tecnológica. A Hello Games está nesse momento a trabalhar numa versão completa de No Man's Sky para o PlayStation VR. O mais surpreendente é que, ao contrário de outros jogos como The Elder Scrolls: Skyrim, cuja versão VR é vendida separado da versão normal, a versão VR de No Man's Sky chegará por meio de uma atualização gratuita. Isto quer dizer duas coisas: em primeiro, quem já comprou No Man's Sky terá acesso gratuito à versão VR; em segundo, não vai precisar de criar um novo ficheiro de gravação e poderá continuar o teu progresso transitando entre a televisão e o PlayStation VR.

Diferente de Iron Man VR, No Man's Sky não foi concebido para o PlayStation VR, portanto, é justo questionar se esta adaptação traz alguma coisa valiosa para a experiência e se faz sequer sentido. Depois de jogar, a resposta é sim a ambas as perguntas. A experiência ganha outra dimensão na realidade virtual e a conversão para este formato faz sentido devido aos ajustes que a Hello Games fez. Na demo que joguei os controles usados foram o PlayStation Move, mas foi-me dito que também será possível jogar com o Dualshock 4, que também tem sensores por movimento e preservará de certa forma a experiência que obtém com o PlayStation Move.

O que está diferente em No Man's Sky VR?

Uma das coisas mais complicadas de resolver num jogo de realidade virtual é o movimento da personagem, que se não for bem adaptado, pode causar enjoo de movimento e deixar uma impressão desagradável. A Hello Games está a investigar várias alternativas, mas aquela que experimentei tinha uma rotação faseada da perspectiva (ou seja, carrega num botão para rodar ligeiramente a câmera). O movimento é feito usando um cursor que aumenta e diminui com um gesto vertical do PlayStation Move, permitindo apontar para onde quer ir a seguir. O cursor não é muito longo, pelo que vai ter que apontar várias vezes se quiser percorrer longas distâncias.

A solução da Hello Games elimina o risco de enjoo por movimento, se bem que remove a experiência de estar a caminhar por um planeta desconhecido. Porém, o que se perde aqui para não causar indisposição ao utilizador, ganha-se quando entramos dentro de um veículo. Com os PlayStation Move apontados para cima, conduzimos como se estivéssemos a segurar num volante. Quando entramos dentro da nave especial e saíamos da atmosfera do planeta, a sensação de estar a pilotar é ainda melhor do que na versão original. Depois, há pormenores valiosos como ter que esticar o braço para abrir / fechar a escotilha na nave. A interação com o painel da nave, como o acelerador, também é manual. São estas pequenas coisas que contribuem para a sensação de estarmos dentro do mundo do jogo.

O acesso às tuas ferramentas também está diferente na realidade virtual. Se quer alternar entre o modo mineração e manipulador de terreno, só precisa de rodar o teu braço esquerdo, como se estivesse a olhar para o relógio, e com o braço direito interagir com a ferramenta. É uma bela implementação na realidade virtual que demonstra que a Hello Games está a dar bastante atenção ao projeto. Para os fãs de ficção científica e de viagens especiais, a experiência de estar dentro da nave e de olhar livremente para as estrela, os asteroides e as estações especiais, é valiosa. Sublinha-se novamente que, tudo aquilo que tem neste momento no jogo, terá na versão de realidade virtual.

No Man's Sky no PlayStation VR - Um jogo novo?

Não é um jogo novo, pelo menos, não foi essa a sensação que tive. A experiência que tive ao jogar esta demo foi de familiaridade. Ainda é No Man's Sky, mas com todos os elementos da jogabilidade repensados para a realidade virtual. Se pensar que a versão para PlayStation VR será lançada gratuitamente com a atualização "Beyond", prevista para o Verão, a dedicação e ambição da Hello Games são de louvar. Efetivamente, quem tem o PlayStation VR e No Man's Sky, vai receber esta versão a custo zero. A imersão inerente a esta versão graças aos elementos que a Hello Games adicionou comanda que, pelo menos, lhe dês uma oportunidade.

Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado