Nova patente da Sony indica que o PlayStation 5 irá aprender com o jogador

Enviado por Nightcrowley, em

Com os rumores do PlayStation 5 bombando, um novo conjunto de detalhes surgi de uma patente registrada pela Sony em outubro do ano passado, dando indícios que o console será mais poderoso do que a patente anterior sugeria. Essa nova patente diz que o console aprenderá com os jogadores, e o aparelho irá se adaptar ao usuário, assim, entregando uma experiência de jogo personalizada.

O PlayStation 5 tem sido palco de várias especulações graças aos rumores que começaram a ganhar força no último ano. Esses rumores sugerem que o console será revelado em algum momento deste ano com 2020 como data de lançamento. A previsão desse anúncio faz sentido: as quedas na venda do PlayStation 4 em 2018 indicam uma necessidade de começar a pensar no dispositivo de próxima geração da empresa com mais seriedade, e daria aos concorrentes da Sony menos tempo para fechar a lacuna que o PS4 abriu contra seus concorrentes na atual geração de consoles.

De acordo com o YouTuber Skullzi, uma patente relativamente recente indica fortemente que a Sony irá colocar ênfase na personalização e experiências de jogos. Durante o vídeo, Skullzi destaca os fato que a patente conta com uma "rede neural de deep learning" que irá aprender com as ações anteriores do jogador. Embora certos jogos tenha utilizado tecnologia similar no passado, a implementação desta funcionalidade no console todo, certamente será uma novidade. Confira um breve resumo do que a patente diz sobre a tecnologia do novo console da Sony:

"Geralmente, o videogame e a assistente do videogame se adaptam ao jogador. Por exemplo, a narrativa do jogo é personalizado para uma experiência de jogador. Da mesma forma, a assistente interagir com o jogo é uma experiência personalizada. A personalização aprende com o histórico de interações dos jogadores com os jogos, e opcionalmente, outros jogos. Em um exemplo, a rede neural de deep learning é implementada gerar dados pelo histórico de interações. A personalização é definida de acordo com os dados."

Embora seja muita coisa para assimilar, vale notar que a patente não diz diretamente como essa tecnologia poderia ser aplicada ao PlayStation 5. Ela dar mais ou menos uma ideia aos analista de qual o futuro a Sony poderia seguir - com as tecnologias de machine learning e personalização de jogador. A patente também sugere que o console contará com uma Interface de Usuário (UI) customizada que se adapta as necessidades do jogador ou a habilidade de monitorar como o jogador está se saindo e, assim, adaptar a sua dificuldade de jogo. Seria um grau de nuance totalmente inovador, principalmente como uma feature para a plataforma toda.

A patente é real, e certamente é uma referência ao PS5. Obviamente, nada está confirmado até que o console seja revelado pela própria Sony, mas aposto que teremos alguma variação desta tecnologia presente nele, quando o console for finalmente revelado. Se este for o caso, o PlayStation 5 poderá ser outro divisor de águas, o tipo de console que poderia dominar o mercado tecnológico, de novo, na próxima geração. Vamos torcer para que está tecnologia não acabe transformando o PlayStation em pai da Skynet.

Veja Também:
Microsoft estaria considerando trazer Gears e próximo Doom para outros consoles, afirma The Verge
Phil Spencer gostaria de ver os jogos da Sony e Nintendo chegando ao Xbox
Phil Spencer comenta se Starfield e Indiana Jones irão algum dia chegar no PS5
Game Pass chega a 34 milhões de assinantes
Microsoft provoca que o próximo Xbox terá o maior salto técnico que você já viu em uma geração de hardware
Microsoft anuncia que levará 4 dos seus jogos para outros consoles