Google anuncia Stadia, um novo serviço de streaming

Enviado por Catos, em

A plataforma de jogos do Google já tem um nome: Stadia.

Numa conferência que decorreu na GDC 2019, a Google apresentou uma plataforma de jogos que foi construído para abranger todas as pessoas: os jogadores, os espectadores de jogos no Youtube, e os produtores de jogos.

O futuro para o google é o streaming de jogos e na apresentação da plataforma Stadia foi sublinhado que não requer hardware adicional. O serviço é compatível com todos os dispositivos que já tem em casa: o teu telemóvel, tablet e computador.

Eliminar o processo de instalação de um jogo foi uma das missões do Google. Com o Stadia, pode estar a visualizar um trailer oficial no canal da Ubisoft no Youtube e, em apenas cinco segundos, passar para dentro do jogo graças à tecnologia de streaming.

O único hardware apresentado pelo Google é o comando oficial da plataforma, se bem que a companhia sublinhou que o Stadia será compatível com todos os comandos e conjuntos de mouse e teclado que tem em casa. O comando oficial do Stadia é opcional.

A vantagem do comando oficial da Stadia é que estará ligado directamente por Wifi ao servidor que está correr o teu jogo, optimizando ainda mais a experiência com baixa latência que a Google quer oferecer com o seu serviço.

Como é que o Stadia do Google se compara com os consoles atuais?

O Google fez questão de salientar que os produtores terão recursos como nunca antes a alimentar os seus jogos. Os recursos escalam até às necessidades dos produtores, sem limites de hardware. Os produtores poderão até requisitar o uso de várias placas gráficas em simultâneo.

Tudo isto é possível graças à poderosa rede de servidores do Google, espalhada por pais de 200 países do mundo. No lançamento, o Google promete que poderá jogar em 4K e 60 fotogramas por segundo. Um dos jogos já confirmados para a plataforma é Doom Eternal da Bethesda.

No futuro, a Stadia do Google terá suporte para jogos com resolução até 8K.

Para tornar a sua plataforma apelativa para os produtores de jogos, o Stadia terá suporte no lançamento para as ferramentas mais populares de desenvolvimento de jogos.

Na lista de ferramentas suportadas estão nomes como o Unreal Engine, CryEngine, Vulkan, Unity, AMD, Havok, entre outros, facilitando a visão criativa dos produtores e o apelo da plataforma.

O Stream Connect é uma das novidades do Stadia, permitindo criar novas experiências multijogador em que na mesma instância tem quatro perspectivas diferentes conforme o jogador. A mesma tecnologia vai permitir multijogador local sem prejudicar o desempenho do jogo.

O Stadia também terá suporte para cross-platform, o que significa que o teu progresso será preservado e que poderá continuar a jogar exatamente onde acabou da última vez independentemente da plataforma, seja no smartphone, tablet ou computador.

Outra funcionalidade inovadora é o Game State. O Stadia vai permitir que os produtores compartilhem, através de simples link, um momento jogável. Pensa nisto como uma forma de deixar alguém experimentar facilmente um curto momento de um jogo.

A assistente do Google também está incorporada no Stadia. Se estiver preso num nível e não souber o que tem de fazer para progredir, através do comando oficial do Stadia poderá simplesmente carregar num botão e a assistente do Google vai te apresentar os melhores resultados de guias.

Stadia será completamente cross-plataforma, confirma Google

Nova plataforma de games do Google, o Stadia será "completamente cross-plataforma", confirmou Phil Harrison, responsável pela divisão dentro da companhia.

"O Google sempre acreditou que o mundo é um lugar melhor quando podemos nos conectar sem barreira", afrimou. "E como uma plataforma de nova geração, Stadia será, é claro, completamente cross-plataforma".

Segundo Harrison, desenvolvedores poderão habilitar cross-play multiplayer para todos os jogadores, compartilhando também progressão e saves.

Stadia permitirá que espectadores entrem em partidas transmitidas ao vivo

Stadia terá Crowd Play. Basicamente, a função permite que um jogador "entre na fila" para participar de uma transmissão de games ao vivo, aguardando sua vez de jogar.

O exemplo dado na conferência foi o de NBA 2K: ao assistir uma stream do game, o espectador pode pedir para participar da jogatina. Automaticamente, a plataforma dará uma previsão de tempo para o jogador poder entrar na partida; ao final da espera, ele poderá mostrar suas habilidades na stream.

Outro recurso de compartilhamento do serviço será o chamado State Share, uma opção que permitirá ao usuário enviar seu save para outros jogadores.

O save enviado permitirá que o jogador retome o game exatamente no ponto em que o usuário original estava – na mesma fase, local, com o mesmo personagem, barra de vida e até inventário.

Stadia terá estúdios first party para produção de exclusivos

A plataforma Stadia terá sua própria organização de estúdios first party, o Stadia Games and Entertainment.

A divisão será liderada por Jade Raymond, veterana da indústria de games conhecida por ter sido produtora da série Assassin's Creed e pela formação do estúdio Ubisoft Toronto, que trabalhou em games como Splinter Cell: Blacklist, Rainbow Six Siege e Starlink: Battle for Atlas.

A Stadia Games and Entertainment será responsável tanto pela criação de jogos exclusivos para o Stadia, além de colaborar com outros estúdios "pequenos e grandes" de fora do Google para o desenvolvimento de jogos para a plataforma.

"Estamos comprometidos a seguir um caminho corajoso, aprender o que está funcionando melhor e compartilhar ferramentas e tecnologias-chave para que possamos levar os jogos para o próximo nível juntos", afirmou Raymond.

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