Veja os consoles e publishers que mais venderam jogos no Reino Unido em 2018

Enviado por renatito91, em

O ano passado foi misto para o mercado de jogos no Reino Unido. A receita de software caiu 2,8 por cento ano a ano, o que é uma queda modesta e principalmente impulsionada por jogos AAA de baixo desempenho. O número real de jogos físicos caiu 7,1%. No entanto, as vendas de consoles subiram ligeiramente, e foram lançados três jogos que venderam mais de um milhão de unidades no formato físico. Agora, com todos os dados em mãos, cortesia da GfK e da UKIE, podemos dar uma olhada mais de perto em como 2018 foi para empresas de games que operam no Reino Unido.

Este foi outro ano de domínio da Sony. 48% de todos os jogos vendidos no ano passado no Reino Unido foram para PS4 (um pouco abaixo de 2017), e as vendas de consoles PS4 ultrapassaram 1 milhão (fontes GI). O número de consoles vendidos está no mesmo patamar de 2017, o que significa que o PS4 no Reino Unido superou o desempenho do resto do mundo, já que as vendas globais do PS4 caíram ligeiramente em relação ao ano anterior.

Foi também um bom ano para o PlayStation como editora. O sucesso de God of War e (em particular) Spider-Man, fez a Sony reivindicar 9,6% do mercado como editora de jogos - 1,7% maior do que em 2017. O Homem-Aranha vendeu 676.621, tornando-se o quarto campeão de vendas de jogos físicos do ano, enquanto God of War estava em 8º com 399.395 cópias vendidas.

Outro grande vencedor do ano foi a Nintendo. O segundo ano do Switch continuou onde o primeiro parou, e 16,8% de todos os jogos vendidos no ano passado foram para o mais recente console da Nintendo - que é mais do que o dobro do market share de 2017.

A Nintendo foi a segunda maior editora de jogos do Reino Unido no ano passado, já que 14,1% de todos os jogos vendidos foram publicados pela empresa. Isso significava que a Nintendo era a segunda no ranking de editores, apenas 0,6% atrás da EA.

Mario Kart 8: Deluxe foi o jogo nº 1 da Nintendo do ano, com 458.675 unidades vendidas. Enquanto isso, Pokemon: Let's Go, Pikachu / Eevee vendeu mais de 338.270 cópias, Super Smash Bros Ultimate trocou 284.155 cópias e Super Mario Odyssey conseguiu 240.710 vendas.

O grande vencedor de 2018 foi a Take-Two. A editora viu sua participação de mercado aumentar 5,8% em relação a 2017, impulsionada (é claro) por Red Dead Redemption 2. O jogo ocidental foi o segundo título mais vendido no Reino Unido, com 1,76 milhão de jogos vendidos ao longo do ano (na forma física). Viu a Take-Two entrar na lista das três principais publicadores do ano no Reino Unido, acima do sétimo do ano anterior.

A Take-Two também se beneficiou das vendas contínuas do GTA V. Embora as vendas do GTA V estejam (finalmente) começando a desacelerar, ele ainda era o décimo primeiro jogo mais vendido do ano.

A maior publisher foi a Electronic Arts. A EA foi a maior editora do ano novamente, no entanto, sua participação no mercado caiu para 14,7% - 17% em 2017 e 22% em 2016. O declínio é causado por vendas menores do FIFA neste ano, embora o FIFA 19 ainda fosse o jogo mais popular do Reino Unido no ano passado. O Battlefield V também não conseguiu igualar as vendas do seu antecessor.

O que não é considerado aqui é o crescimento da EA no espaço digital. De fato, as vendas do FIFA 18 eram 20% digitais, enquanto as vendas da FIFA 19 eram 25%.

A Activision Blizzard também viu uma queda na participação de mercado em mais de quatro por cento. Isso se deve às vendas mais lentas de Call of Duty: Black Ops 4 comparado ao Call of Duty: WWII. No entanto, a Activision Blizzard tem quatro jogos entre os 20 mais vendidos - mais do que qualquer outra third party - (Call of Duty Black Ops 4, Crash Bandicoot N.Sane Trilogy, Spyro Reignited Trilogy e Call of Duty: WWII). Combinados, esses quatro jogos venderam mais de dois milhões de cópias no Reino Unido.

Outras empresas que caíram um pouco em 2018 foram a Ubisoft, que registrou vendas menores de seu novo Assassin's Creed em formato físico, e a Bethesda, que teve resultados decepcionantes para o Fallout 76.

Uma empresa sobre a qual não falamos é a Microsoft. O Xbox One teve uma queda na participação de mercado, mas a Microsoft, a editora, viu um leve aumento na participação de mercado. Isso foi impulsionado pelo Forza Horizon 4, o jogo mais vendido da série até agora, que vendeu 392.960 cópias no Reino Unido no ano passado.

Para o Top 20 jogos físicos mais vendidos do Reino Unido em 2018, clique aqui.

Veja Também:
David Jaffe afirma que o Game Pass colocou a Sony em apuros
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça acaba tendo um lançamento fraco no Steam
Rumor | Uncharted: Drake’s Fortune deve ganhar um remake
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem