NVIDIA TITAN RTX, a Titã das placas de vídeos é oficialmente anunciada

Enviado por Nightcrowley, em

A NVIDIA anúnciou oficialmente sua nova placa de vídeo baseada na arquitetura Turing, TITAN RTX. A NVIDIA TITAN RTX é uma flagship para prosumidores que terá bastante memória e 130 TFLOPS de desempenho computacional.

Assim como todas as recentes placas gráficas da série TITAN, a TITAN RTX está visando o mercado de prosumidores. A placa é destinada a criadores de conteúdo, desenvolvedores e cientistas que podem utilizar essas placas de 130 Tera-flops de desempenho para pesquisa em IA, ciência de dados e aplicativos criativos. A TITAN RTX utiliza a conhecida arquitetura de GPU, Turing, que temos visto na linha de GPU GeForce RTX e Quadro RTX.

"Turing é o maior avanço da NVIDIA em uma década - a fusão de shaders, ray tracing e deep learning para reinventar a GPU", disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. "A introdução do T-Rex coloca a Turing ao alcance de milhões dos usuários de PC mais exigentes - desenvolvedores, cientistas e criadores de conteúdo."

Via NVIDIA

Destaque dos Recursos da NVIDIA TITAN RTX:

  1. 576 Núcleos Turing Tensor de multiprecisão, fornecendo até 130 teraflops de desempenho de deep learning.
  2. 72 Núcleos Turing RT, fornecendo até 11 GigaRays por segundo de desempenho de real-time ray-tracing.
  3. 24GB de memória GDDR6 de alta velocidade com 672 GB/s de largura de banda - 2x a memória das GPUs TITAN da geração anterior - para ajustar modelos e conjuntos de dados maiores.
  4. Os 100GB/s da NVIDIA NVLink pode parear duas TITAN RTX para aumentar a memória e cálculo.
  5. Incrível desempenho e largura de banda de memória para edição de vídeo 8K em tempo real.
  6. A entrada VirtualLink™ fornece desempenho e a conectividade exigidos pelos headsets VR de última geração.

Passando para as especificações, a TITAN RTX usa a configuração completa da GPU TU102 com 6 GPCs, 36 TPCs, 72 SMs e 4608 CUDA Cores dispostas dentro desses processamentos de fluxos (SMs). Há também 576 Tensor Cores e 72 núcleos RT que processam a maior parte das cargas de trabalho de IA/DNN e Raytracing. As velocidades dos clocks serão mantidas em 1350 MHz para a base e 1770 MHz para os boost de frequência. O placa apresenta 24 GB de VRAM GDDR6 ao longo de uma interface de barramento de 384 bits com clock de 7.00 Gbps (14.00 Gbps efetivo).

A placa emite 672 GB/s de largura de banda e adicionalmente vem com 6 MB de cache L2. A energia é fornecida através de conectores duplos de 8 pinos com uma placa nominal TDP de 280W. A placa também inclui a mais recente conectividade de vídeo com 3 portas DP, 1 HDMI e uma porta USB tipo C.

Se falamos de desempenho, a placa ostenta 16.2 TFLOPs de computação FP32 que é maior que a computação de 15.0 TFLOPs da Titan V. Ela também vem com 11 Gigarays por segundo de ray tracing, novamente, o que é um pouco maior que os 10 GRays/s da Quadro RTX 8000. A NVIDIA afirma que a placa forneceria uma solução NVLINK de 100 GB/s, com toda a gama, quando duas placas são emparelhadas juntas em um ambiente com várias GPUs.

Estamos vendo cerca de 10% de aumento de potência de gráfica em relação a RTX 2080 Ti e um pouco mais de cerca de 5% com o aumento da largura de banda de memória. Os produtos TITAN foram primeiramente direcionados ao mercado GeForce, mas isso mudou há algum tempo, quando a NVIDIA decidiu torná-los mais atraentes para IA e o público de pesquisa. Isso ainda não impediu que as massas de jogos colocassem as mãos nesses placas, pois os drivers stacks inclui os benefícios do drivers GeForce.

Em termos de design, a placa possuí o mesmo cooler NVTTM que vimos nas placas das séries GeForce RTX 2080 e GeForce RTX 2080 Ti. Existem algumas ligeiras alterações que incluem uma cobertura dourada e mais margens que são obviamente retiradas da TITAN V. A proteção em si é uma tampa personalizada de alumínio forjado e fundido com detalhes na borda em corte de diamante que oferece um design realmente bonito com bordas lisas.

A placa também faz uso de ventiladores axiais duplos de 13 lâminas que produzem 3 vezes mais fluxo de ar do que os modelos de fan padrões. A placa faz uso do resfriamento da câmara de vapor com 2 vezes mais densidade e o mesmo revestimento preto para a aleta do dissipador de calor embaixo da capa. Finalmente, temos a fonte de alimentação iMON DrMOS de 13 fases, que a NVIDIA afirma que foi projetada para overclock e fornecer a operação mais estável sob cargas de trabalho pesadas.

Preço sugerido - a placa deverá ser lançada no final deste mês nos EUA e na Europa. O preço é sugerido em $2499 (R$ 15.353 na cotação atual), o que é um pouco menos do que os $3000 da Titan V que recebemos no ano passado. O preço é cerca de duas vezes mais do que o RTX 2080 Ti ($ 1199), mas você deve considerar mais do que o dobro de VRAM (11 GB vs 24 GB) e uma GPU Turing TU102 totalmente desbloqueada. Além disso, a Quadro RTX 6000 custa cerca de $6.000 (R$ 34.560 na cotação atual), oferecendo especificações semelhantes.

Veja Também:
Ator de Adam Jensen lamenta cancelamento do novo Deus Ex
Paralives, novo jogo ao estilo The Sims, ganha gameplay
Starfield recebe suporte ao AMD FSR 3 no PC
Marvel’s Spider-Man 2 ganhará novo update em 7 de março
Bug de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça revela futuro personagem jogável
Presidente da Nintendo comenta a respeito de Palworld