Estúdio pagou para influencers jogarem o Everspace (e se arrependeu)

Enviado por macmi, em

Nos últimos anos uma das coisas que mais contribuiu para os estúdios independentes se destacarem foram os vídeos de gameplay publicados por Youtubers. A ajuda que esse pessoal deu para algumas desenvolvedoras sem dúvida deve ser elogiada, mas se tem uma coisa que não me agrada nessa "parceria", é quando os Digital Influencers (sério, eu odeio esse termo) recebem para fazer isso.

Muitas vezes o resultado desse trabalho acaba não ficando natural e quem percebeu isso da pior maneira foi o pessoal da Rockfish Games. Criadores do excelente Everspace (e não, não recebi para elogiar o game), ele admitiram na conferência Reboot Develop que pagaram para cerca de 20 influenciadores falarem sobre o seu jogo, mas que desses, apenas uns cinco funcionaram como imaginavam.

"O resto foi Ok ou um desastre," afirmou Michael Schade, cofundador do estúdio.

"Os streamers eram bem mais caros. A transmissão mais cara pagamos 5.000 (euros) por hora e tivemos que o contratar por duas horas. Na verdade, a sua frase de abertura foi 'Tive que parar de jogar Destiny 2 agora para fazer um streaming patrocinado de um jogo espacial e eu não gosto de jogos espaciais.' E ele jogou como um completo idiota… Um maldito idiota."

Mas mesmo reconhecendo o problema, Schade jogou a culpa na agência que intermediou o negócio. Para ele, quando o estúdio escolhe a agência correta, tudo corre bem, mas o ideal é que os responsável pelo jogo deem uma olhada nos vídeos da pessoa que farão a transmissão para ver o quão bom ela é como jogadora. Isso porque segundo ele, se tem algo que pode ser prejudicial para um jogo, é um Youtuber com muitos seguidores que não consiga jogá-lo direito.

O interessante é que quando se trata dos streamers menores, o retorno obtido pela Rockfish Games foi bem melhor e outro ponto comentado por Michael Schade é que quando um vídeo negativo sobre o seu jogo se torna popular, a melhor coisa a fazer é não revidar, deixando que a própria comunidade se posicione.

Mas independentemente das reclamações de alguns "influencers" ou daqueles que jogaram o Everspace ao vivo apenas pela boa grana que receberam, o jogo conseguiu encontrar o seu público e graças ao boca-a-boca fez bastante sucesso. Para a Rockfish, fica a lição e a oportunidade de passar adiante a sua experiência.

Veja Também:
Hi-Fi Rush já está disponível para o PS5
Lies of P alcançou a marca de 7 milhões de jogadores
Sand Land ganha demo no PC e Consoles
Dragon's Dogma 2 apresenta novo gameplay de 14 minutos com Hideaki Itsuno
56% das vendas de Helldivers 2 foram no PC
Steam apresenta sua mais nova função: o Famílias Steam