Yahoo afirma que ciberataque de 2013 afetou todas as 3 bilhões de contas de usuários

Enviado por okardec, em

O ciberataque de 2013 ao Yahoo afetou todas as três bilhões de contas da empresa, disse nesta terça-feira (3) a Verizon, que adquiriu os ativos online da Yahoo no começo de 2017, após uma nova investigação sobre o incidente.

A conclusão da Verizon aumenta muito a estimativa inicial do Yahoo, que falava em um bilhão de contas afetadas.

"Enquanto esta não é uma nova questão de segurança, o Yahoo está enviando notificações por e-mail para as demais contas de usuários", afirmou em nota a empresa.

"A investigação indica que as informações de contas de usuários roubadas não incluem senhas, dados de pagamentos de cartão de crédito ou informação de contas bancárias. A empresa continua a trabalhar com as forças da lei."

O ataque ao Yahoo já era noticiado como o maior da história em termos de números de usuários afetados. Mas um ataque recente revelado pela agência de crédito Equifax é visto como potencialmente mais perigoso por causa do tipo de dados vazados.

O Yahoo, que já foi uma das maiores empresas de internet, vendeu suas principais operações online para a Verizon em um acordo fechado em junho por US$ 4,48 bilhões (mais de R$ 14 bilhões).

O preço da compra foi cortado após as revelações de dois grandes vazamentos de dados do Yahoo. Além do ataque de 2013, o Yahoo afirma que hackers roubaram em 2014 dados pessoais de mais de 500 milhões das contas de seus usuários.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou dois agentes de inteligência russos e um par de hackers pelos ataques, que aparentemente tinham objetivos de espionagem e ganho financeiro.

Autoridades canadenses prenderam em 2017 Karim Baratov, de 22 anos, um imigrante do Casaquistão, com um mandado de prisão americano.

Autoridades americanas alegam que agentes da inteligência russa contrataram Baratov e outro hacker para fazerem o ataque bi Yahoo de 2014 a 2016.

Veja Também:
Dragon's Dogma 2: Jogadores encontram cena secreta durante luta com chefe
Disney contratou diversos veteranos da indústria para investir ainda mais forte nos jogos
"PlayStation faz sucessos", comenta Mike Ybarra, ex-chefe da Blizzard
Novo jogo da franquia Socom estaria em desenvolvimento para PS5
Rare anuncia beta fechado de Sea of Thieves no PS5 nesse fim de semana
No Japão, 8 mil fliperamas foram fechados nos últimos 10 anos