Digital Foundry - Fortnite corre melhor na Xbox One Um jogo Unreal Engine 4 da Epic Games

Enviado por Black_Falcon_Z, em

O Unreal Engine 4 está a ganhar força como um dos mais populares motores multi-plataformas do mercado, por isso é surpreendente ver que a própria Epic Games demorou tanto tempo para lançar um jogo em todas os consoles de atual geração e PC. O resultado em Fortnite é similar a muitos dos resultados vistos em jogos de outras companhias - sim, o PS4 tem uma GPU mais poderosa, resultando em melhor qualidade de imagem. No entanto, existem surpresas: de momento, Fortnite corre melhor na Xbox One.

No entanto, não entres em Fortnite à espera de uma intensa demonstração gráfica desenhada para levar o motor ao limite - isto não é o equivalente UE3 de maravilhas da anterior geração como Gears of War ou Unreal Tournament. Fortnite opta por visuais mais estilizados, estilo cartoon, para o seu intrigante gameplay que combina tiros na terceira pessoa com defesa de torres. O seu estilo visual distinto adequa-se bem a UE4, a excelente solução anti-aliasing temporal da Epic produz uma apresentação suave, ligeira em detalhe mas colorida e vibrante, ganhando vida através de animações bem conseguidas.

Tecnologicamente, tudo aponta para um favorecimento do PS4. No PS4 base tens 1080p a 30 fotogramas por segundo, enquanto no Xbox One corre a 900p. O resultado final é uma imagem menos nítida no Xbox One, mas é apenas aparente em detalhe distante e em comparações lado a lado. A extensa conduta pós-processamento do UE4 é um bom nivelador aqui e o filtro anisotrópico é similar nas duas consolas, criando um aspecto ligeiramente ensopado nas texturas do chão, quando vistas de ângulos oblíquos. As diferenças são poucas, mas existem sinais de detalhe ambiental inferiorizado no Xbox One.

O PS4 Pro mantém a mesma resolução de 1080p, mas a Epic melhora a apresentação visual com uma distância de visão aumentada, oclusão ambiental melhorada, TAA refinada, resolução de luz volumétrica aumentada, feixes de luz e partículas via GPU mais numerosas. No papel, é uma impressionante lista de melhorias, mas na vida real é mais sutil, ao ponto de ser difícil encontrar diferenças no meio da acção ou até em comparações lado a lado. Apenas a performance melhorada afeta a qualidade do gameplay.

A performance é mesmo o grande diferenciador nos consoles, o Xbox One consegue uma vantagem palpável, ao ponto de a considerarmos uma clara melhoria sobre o PS4 e mais refinada até que o PS4 Pro. Em termos de consols, existe uma clara classificação em termos da suavidade de Fortnite.

Por David Bierton Publicado 27/07/2017

Veja Também:
Alan Wake II receberá Photo Mode por meio de uma nova atualização
Próxima expansão de Dragon Ball Z: Kakarot chega em 21 de fevereiro
Sifu alcança 3 milhões de cópias vendidas
Filme do Borderlands ganha primeiras imagens oficiais
Rockstar removeu uma importante ferramenta de GTA V no PS4 e Xbox One
Tales of Arise e mais jogos chegando no Xbox Game Pass