Windows 10 S foi hackeado

Enviado por kelcardoso, em

No início do mês, a Microsoft declarou que o Windows 10 S, versão do Windows 10 voltada para o setor educacional, era imune ao tão temido ataque por ransomware. Não demorou muito para que alguém tentasse se o sistema é realmente seguro. A pedido do site ZDNet, o especialista em segurança Matthew Hickey, que trabalha na Hacker House, levou cerca de 3 horas para conseguir invadir o sistema através da técnica DLL injection.

Como o Windows 10 S só aceita a instalação de aplicativos que estejam na Windows Store, Hickey resolveu baixar um documento do Word com macros maliciosas através do compartilhamento de rede para realizar o DLL injection. Através desse ataque, foi possível ganhar privilégios de administrador do sistema, e instalar e desinstalar programas, desativar firewall e antimalware, entre outras coisas.

No mundo real, o ataque depende de alguns fatores, o arquivo com as macros maliciosas não poderia ser baixada da internet, já que o Word iria barrar. Então, a velha tática da engenharia social, ou acesso físico ao aparelho seriam necessários.

A Microsoft disse que o teste não descarta a declaração sobre a segurança do Windows 10 S, e que no contexto o que foi dito é que nenhum ransomware encontrado até o início de junho seria capaz de atacar o sistema. E que no caso da invasão de Matthew Hickey, foi utilizado um novo tipo de ataque. A dúvida que fica é: da onde a Microsoft tirou que ataque por macro é uma coisa nova?

Após conseguir invadir o sistema, Matthew Hickey disse que estava honestamente surpreso como foi fácil.

Veja Também:
Dying Light 2 recebe nova atualização repleta de novidades, incluindo a adição de armas de fogo e diversas melhorias
Elden Ring: Shadow of the Erdtree não apresenta novo material de história escrito por George R. R. Martin
Jim Ryan comenta sobre os jogos mais importantes de cada geração do PlayStation
Novo trailer de Rise of the Ronin destaca o mundo do jogo
Elden Ring alcança 23 milhões de cópias vendidas em todo o mundo
Plucky Squire, jogo de plataforma que mistura 2D e 3D, ganha novo gameplay