Em conversa com o Gamespot, o produtor Ryozo Tsujimoto explicou por que a Capcom escolheu os consoles invés dos portáteis trazer Monster Hunter World a vida.
De acordo com Tsujimoto, foi o momento certo para levar a franquia aos consoles de mesa, já que a geração atual é dinâmica e permite que os desenvolvedores mostrem um mundo muito mais dinâmico, uma IA realista e muito mais.
"Foi uma boa oportunidade neste momento em particular porque a geração atual de tecnologia é tão poderosa que nos permitirá expressar um mundo muito mais dinâmico e vivo do que nunca vimos antes. Então, quando tivemos esse conceito em seu lugar, pareceu-se sensato neste momento aproveitar o hardware do console de mesa e trazer Monster Hunter de volta aos consoles. Isso nos permitirá ter muito mais dinamismo e comportamento dos monstros, AI mais realista e interações complexas entre monstros. Tudo, o tempo, parecia ser correto para nós".
A Capcom também esclareceu que a jogabilidade não será sacrificada para que se pareça bonita.
Monster Hunter World está previsto para lançamento em 2018 para PC, Xbox One e PlayStaiton 4.