Microsoft encerra suporte ao Windows Vista em abril

Enviado por Turokrj, em

Lançado em 2007, sistema problemático deixará de receber updates de segurança a partir do próximo mês de abril.

A Microsoft vai encerrar todo o suporte para o Windows Vista em dois meses, acabando com a utilidade do sistema cheio de problemas quando os últimos patches forem liberados em 11 de abril.

E o fim oficial do sistema não será muito sentido. Isso porque, segundo a consultoria Net Applications, o Vista estava presente em menos de 1% de todos os computadores com Windows no mês passado. Mesmo assim, mesmo esse porcentagem pequena se traduz em cerca de 14 milhões de PCs usando o sistema, se levarmos em conta a afirmação da Microsoft de que 1,5 bilhão de aparelhos rodam Windows.

De qualquer forma, o Vista nunca fui um sucesso de verdade para a Microsoft, como aconteceu com o antecessor XP e com o sucessor Windows 7.

Mesmo no auge do Vista, cerca de três após seu lançamento, o sistema estava em apenas 20% de todos os PCs com Windows. Mas a partir de outubro de 2009, não por acaso o mês de lançamento do Windows 7, a participação do Vista só encolheu - em um ano, já estava abaixo de 15%, por exemplo.

Os (diversos) problemas do Vista já foram bastante discutidos, tanto que, em 2013, o ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, disse que o sistema era a coisa de "que mais se arrependia" do seu tempo na empresa.

Após o fim do suporte para o Vista, a próxima edição a ser aposentada oficialmente é o Windows 7, que irá receber o seu último update de segurança em 14 de janeiro de 2020.

Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado