Os criadores de Pokémon sabem que o jogo está diferente e prometem que vai continuar assim

Enviado por Frocharocha, em

Shigeru Ohmori e Junichi Masuda, dois dos criadores dos video-games de Pokémon, estiveram esta sexta-feira na Comic Con para falar sobre os mais recentes jogos da franquia. Sobre o futuro, uma certeza: "podem continuar a esperar coisas diferentes".

Os nomes dos dois criadores são bem conhecidos do público, mas o trabalho que têm vindo a desenvolver nos últimos 20 anos já passou pelas mãos de milhões de jogadores.

Os japoneses, criadores dos videojogos de Pokémon, são um dos maiores atrativos da Comic Con Portugal 2016 e antes de darem autógrafos ao público, acercaram-se dos jornalistas para desvendar o que não se vê a olho nu nos novos Pokémon Sun & Moon.

Uma das primeiras questões colocadas pela plateia chamou à atenção para o "elefante" que estava na sala.

Quem já teve a oportunidade de jogar notou a ausência de uma lógica de jogo que desde o início acompanhava os títulos de Pokémon. "Porque razão é que decidiram eliminar os ginásios?", perguntou-se. Depois de duas décadas de uma fórmula linear, onde o jogador era obrigado a conquistar ginásios de forma quase obsessiva, Ohmori revela que os 20 anos de Pokémon no universo dos videojogos foi o pretexto ideal para dar "uma nova fórmula ao jogo" e romper com o que, até agora, era considerado norma.

Os resultados práticos desta decisão já tiveram tempo para se fazer sentir. Em Portugal, Pokémon Sun & Moon vendeu mais de 10 mil unidades na semana de lançamento. Na Europa, este número chegou aos 1,5 milhões. Ambos os registos são recordes de vendas e estabelecem o melhor lançamento de sempre para um jogo da Nintendo.

Nem Ohmori nem Masuda estavam à espera deste feedback, mas assumem perceber o porquê. Embora não explique tudo, o fenómeno móvel chamado Pokémon Go, que foi lançado este ano pela Niantic, ajudou a abrir caminho para o sucesso comercial de novos jogos da franquia. As pessoas voltaram a envolver-se com o universo Pokémon, e os criadores sabem disso.

E se as novidades impeliram os jogadores a transitar do smartphone para a Nintendo DS, será que também os levarão a abraçar a Switch?

Os rumores dizem que há um jogo de Pokémon pronto a ser lançado para a nova consola da Nintendo assim que esta vir a luz do dia. Masuda não diz que sim, mas também não diz que não. "Vamos fazer muita pesquisa antes de decidirmos o que vamos criar para aquele sistema. Ainda não sabemos como articular o nosso produto com as novas formas de jogar da Switch", respondeu.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos
Tom Henderson revela os requisitos para os jogos receberem o selo de 'PS5 Pro Enhanced'
PS2 chegou a vender 160 milhões de unidades
CD Projekt afirma que não há espaço para microtransações em jogos single-player
Embracer afirma que finalizou sua reestruturação e não irá mais vender estúdios