'Battlefield 1' supera 'Call of duty' ao voltar à 1ª Guerra Mundial

Enviado por Anônimo, em

Criadas no início dos anos 2000, as séries "Call of duty" e "Battlefield" a princípio não eram rivais diretas. Enquanto a primeira focava no seu modo história, a segunda esquecia completamente a campanha para oferecer batalhas entre dezenas de jogadores -- tanto que na época muitas vezes só era possível desfrutar completamente em lan houses. "Battlefield 1", produção mais recente da franquia da EA, finalmente conseguiu o equilíbrio entre os dois fatores -- no melhor jogo do gênero em muito, muito tempo.

A resposta apresentada pelo jogo é nunca se concentrar por tempo demais em uma coisa. Assim, o modo campanha apresenta seis histórias diferentes protagonizadas por heróis distintos, cada uma com locações, estilos de combate e estratégias únicas. Com a vantagem de não precisar apelar para o velho clichê do personagem superpoderoso que resolve sozinho uma guerra inteira.

Entre as cinco missões e a introdução arrebatadora, o jogador se junta à linha de frente de um confronto de larga escala, protege um tanque, pilota um dos ainda primitivos aviões contra um gigantesco zepelim, e até ajuda o lendário Lawrence das Arábias na pele de uma beduína nas areias do deserto.

Algumas mais, outras menos, mas todas conseguem equilibrar bem a ação com o peso narrativo. Na melhor delas, a do piloto, o jogador se vê em um momento desfrutando de total liberado ao cruzar os céus, apenas para testemunhar o de perto o terror das trincheiras, enquanto luta para salvar um companheiro após cair atrás de linhas inimigas.

Com visuais deslumbrantes e uma trilha sonora que ajuda muito a criar a atmosfera correta de cada situação, a campanha claramente tem seus problemas. O principal deles é ser tão curta que em muitas histórias deixa o jogador com vontade de explorar mais aqueles ambientes visitados tão rapidamente.

"Battlefield 1" é o game que finalmente coloca a franquia à frente do rival de forma inquestionável. Após anos de tentativas fracassadas de adaptar seu próprio estilo ao sucesso de "Call of duty", é irônico que a série tenha conseguido o sucesso ao olhar para o passado -- tanto na escolha da ambientação quanto com a campanha rica e instigante. Pela primeira vez em mais de uma década, posso finalmente dizer que vim pelo multiplayer, mas fiquei pela narrativa.

Veja Também:
Estúdio de Stellar Blade explica a razão pela qual a protagonista possui um corpo atraente
Nova pista reforça os rumores de que o Xbox se tornará multiplataforma
Nova atualização para Alan Wake II corrige os travamentos no Xbox Series
Top Japão | Persona 3 Reload estreia como o jogo mais vendido
Vendas de Armored Core VI: Fires of Rubicon superaram as expectativas da Kadokawa
The Last of Us Part II Remastered foi o segundo jogo mais vendido do Reino Unido em janeiro