Pokémon Go: Nova atualização causa polémica

Enviado por Frocharocha, em

Niantic luta contra a utilização de método ilícitos para jogarem Pokémon Go.

O Pokémon Go foi lançado e em menos de nada tornou-se numa das aplicações mais descarregadas do mundo. O jogo que está em voga nos dias que correm e que leva milhares de pessoas a percorrem as cidades à caça dos Pokémons foi atualizado recentemente. Esta atualização veio com alguns "extras" que vão impossibilitar alguns jogadores de correrem o jogo nos seus sistemas Android e iOS.

Era do conhecimento geral que a Niantic - empresa criadora do jogo - estava a preparar mais uma atualização para o Pokémon Go e que depressa estaria disponível para todos os utilizadores.

O anúncio da atualização focava-se na correção de alguns problemas, melhoria de desempenho, grupo de suporte para o acessório Pokémon Go Plus e a novidade mais aguardada por todos os aficionados do jogo: o "Buddy System". Este sistema permite aos jogadores escolherem um Pokémon que os acompanhará fora da sua pokebola, ao mesmo tempo que ganhavam "candies"para as suas evoluções e "power up".

O que não se sabia é que esta atualização iria impossibilitar os jogadores de sistema Android com Root e iOS com Jailbreak de jogarem o jogo. Esta notícia não tem sido bem recebida pelos utilizadores, que têm mostrado o seu desagrado no Google Play, principalmente por aqueles que possuem o firmware da CyanogenMod, que muitas vezes é a única forma de terem o sistema operativo sempre mais atualizado.

No reddit, alguns jogadores que utilizam de root e jailbreak já mudaram o nome de sua jogatina para "Pokémon Gone", já outros conseguiram uma maneira de jogar com root atráves do xposed, um metódo um pouco complicado para os não entusiastas de root.

Já outros jogadores afirmam que mesmo removendo o root não conseguiram jogar, uma especie de bug como relatado. Muitos países na Asia também foram prejudicados, uma vez que os aparelhos em países como China e Russia já vem com root.

A Niantic, num comunicado oficial, diz que continua focada na eliminação de "bots" e "scrapers" - softwares que permitem que os jogadores contornem medidas de segurança aplicadas pelas própria empresa e assim roubem informações do jogo, ao mesmo tempo que permitem que se avance no jogo de forma ilegal.

Ilegalidades à parte, esta nova atualização permite que o jogo interaja com o primeiro wearable da Niantic: o Pokémon Go Plus, que consiste numa pulseira que os utilizadores conectam ao seu smartphone por Bluetooth e que permite jogar, mas com o equipamento no bolso.

Por causa disso, muitos jogadores acreditam que o bloqueio tenha haver com a pirateação do aparelho, uma vez que Ingress, outro jogo da Niantic nunca recebeu um bloquei o de root e jailbreak.

Esta ideia visa diminuir o número de acidentes que têm vindo a ser registados devido à utilização indevida do jogo nas ruas.

Veja Também:
Série de Knuckles ganha trailer e estreia em Abril no Paramount+
Disney anuncia Moana 2, com lançamento ainda em 2024
Estúdio de Stellar Blade explica a razão pela qual a protagonista possui um corpo atraente
Nova pista reforça os rumores de que o Xbox se tornará multiplataforma
Nova atualização para Alan Wake II corrige os travamentos no Xbox Series
Top Japão | Persona 3 Reload estreia como o jogo mais vendido