Como se avaliar um Jogo

Enviado por Roger_rindo, em

Deixo aqui minha opinião pessoal, mas a maioria há de concordar comigo que o melhor de um jogo é a diversão. Não podemos julgar gráficos como primordial, até porque um jogo que já foi uma obra prima gráfica em 2008, hoje são imagens "malfeitas".

Esta é uma maneira correta de se avaliar um game em ordem decrescente em importância:

1º-É enjoativo? Aqui joga-se o jogo até o final para responder a essa pergunta, dá se uma nota de 0 a 10. Menos é mais. Se for 0, então o jogo não enjoa em nenhum momento. Essa é a principal avaliação. Se um jogo não enjoa, a diversão é garantida do começo ao fim. Sabe aqueles jogos que você termina e ainda fica querendo jogar mais, mesmo depois de platinar?

Porque os jogos atuais são tão enjoativos? Você já percebeu que games mais antigos pareciam ser mais divertidos para nós? É porque a produtora não tinha aquela ambição de "tentar" prender o consumidor naquele jogo. Hoje, principalmente os jogos de mundo aberto, têm muitos elementos repetitivos. E aqueles de tiro em 1ª e 3º pessoa são sempre a mesma coisa. São missões paralelas que se repetem, objetos dificilmente escondidos para colecionar que perdemos tanto tempo em procurá-los, movimentos do personagem que não evoluem, etc. E essas repetições se tornam muito apelativas e chatas. Acabamos enjoando antes de terminá-lo. Quem já jogou Homem-Aranha 2 e Matrix Path Of Neo não vão encontrar esses eventos enjoativos.

2º-A história é envolvente?

Por que você acha que um jogo como The Walking Dead da Telltale Games, com gráficos desenhados e sem muita jogabilidade ganhou como jogo do ano? O jogo ganhou mais de 90 prêmios como o "Game of the Year", incluindo prêmios da EUA Today, GamesRadar, E! Online, e o Spike Video Game Awards. Porque história é mais importante que gráficos e até mesmo que a jogabilidade. A Telltale Games descobriu isso e até hoje faz jogos nesse mesmo estilo e eles têm feito muito sucesso.

Se a história consegue te fazer rir ou chorar então ela cumpriu com o seu papel.

3º-Jogabilidade!

O que define uma boa jogabilidade? É o personagem responder bem aos comandos do controle, ou eu ter um vasto arsenal de armas, roupas e acessórios que mal vou conseguir usá-los durante a jogatina? Não é nenhuma dessas coisas. Armas e acessórios são objetos apelativos e muitas vezes desnecessários para sua diversão. O que define uma jogabilidade impecável é termos uma variação de coisas que o personagem pode fazer no decorrer evolutivo da história. É interagir, sem muita repetição com os outros personagens (NPCs) de uma forma dinâmica. É ter um leque de opções a seu favor que influenciará na trama. Jogos de luta em 3ª pessoa geralmente definem muito bem isso aí. É o caso de Sleeping Dogs e Matrix. Existem muitos golpes de Kung Fu para aprender e isso vai tornando o jogo divertido e não enjoativo, porque há uma variação enorme de movimentos, interação e resultado final.

Assim concluindo, de todos os jogos que já joguei eu elegi o TOP 5, na minha opinião, em ordem decrescente. São jogos que tenho muita vontade de jogar novamente:

1º-Matrix Path Of Neo

2º-Enter The Matrix

3º-Sleeping Dogs

4º- X-Men Origins: Wolverine

5º- Fable - The Lost Chapters

Quais jogos vocês elegeriam como os melhores de suas vidas?

Veja Também: