AMD mostra mais da CPU Zen

Enviado por chakabetao, em

Zen é um momento especial para a AMD. A ultima alta performance, projeto x86 CPU da empresa foi a conturbada Bulldozer no FX-8150 , seguido pelo refinamento Piledriver feito no FX-8350. Esses chips se arrastaram juntamente com os da Intel quando eram novos, e eles seguiram em frente na linha de modelos da AMD por uma eternidade enquanto a Intel entregou contínuas melhorias de desempenho e avanços do processo com a sua Haswell , Broadwell, e Skylake CPUs. AMD tem continuamente refinando suas APUs no tempo decorrido, mas esses produtos nunca iriam captura a imaginação do PC entusiasta da mesma forma que um Core i7-4790K ou Core i7-6700K faz.

CEO da AMD Lisa Su diz que a empresa quer fazer CPUs de alto desempenho, tanto quanto nós queremos vê-los, e a primeira parte do consumidor Zen, Summit Ridge, pode ser apenas a coisa para saciar a nossa sede. Summit Ridge é um chip de desktop high-end fabricada em processo de FinFET de 14 nm 'GlobalFoundries, o mesmo que o Polaris família placa gráfica recém-lançado. Ele terá oito núcleos e dezesseis linhas, cortesia de multi-threading simultâneo (mais conhecido como Hyper-Threading em processadores da Intel). Ao contrário Bulldozer e Piledriver, essas arquiteturas David Kanter caracteriza como favorecendo o rendimento à custa do desempenho single-threaded, Zen diretamente coloca o foco de volta em fortes núcleos de alto desempenho single-threaded.

Multi-processamento simultâneo também ajuda a "manter o animal alimentado". Cada Zen CPU também terá 8MB de cache L3 compartilhado, 512K de cache L2 por núcleo, 64K de cache de instruções e cache de dados de 32K para esse fim, também.

Este gráfico reconhecidamente sugere um sentido da progressão da eficiência da Bulldozer a escavadeira para Zen. Pode ser uma loucura para tentar dar sentido a essa figura, mas no contexto de peças de mesa, máquina escavadora só vi um lançamento na forma do X4 Athlon 845, a CPU 65W, quad-core. Se AMD realmente entregou 40% a mais do que o IPC Máquina escavadora com Summit Ridge, poderíamos estar olhando um processador mais frio, mesmo sob a forma de uma parte de desktop high-end.

Summit Ridge vai andar na na plataforma AM4 que temos pela primeira vez sobre na CES deste ano. AM4 vai oferecer uma série de características modernas que estão em falta a partir da plataforma FX, como suporte DDR4 RAM, PCIe conectividade 3.0, USB 3.1 suporte Gen2, e compatibilidade com o armazenamento NVMe e SATA Express.

A verdadeira questão na mente de todos é se a AMD cumpriram a meta de melhoria IPC 40% que ele está comprometido publicamente ao longo dos últimos meses. Para fazer o ponto que ele tem, a AMD colocar uma amostra de engenharia Summit Ridge rodando a 3 GHz contra um oito-core, dezesseis-thread núcleo i7-6900K limitado artificialmente para a mesma velocidade de 3GHz. AMD correu a mesma carga de trabalho de renderização Blender 3D em ambos os chips ao mesmo tempo. Assista ao vídeo acima para uma noção de como Summit Ridge acumula até Broadwell-E.

Enquanto vale a pena lembrar que este é apenas um ponto de dados, o chip Zen manteve o ritmo e ligeiramente bateu o CPU Broadwell-E nesse teste. Se esse nível de desempenho mantém toda uma gama de cargas de trabalho, a AMD parece ter feito alguns dos grandes avanços que necessita de fazer para fechar a lacuna de desempenho com Intel CPUs. Tentadoramente, a AMD diz que a figura 3GHz não é a velocidade do Clock final, espera que a produção de pastilhas Zen para cobrir para fora em, qualquer um. velocidades de clock finais para Zen, juntamente com figuras TDP e preços, ainda estão sob sigilo, mas devemos aprender mais à medida que se aproximar o lançamento Summit Ridge no primeiro trimestre de 2017.

Quem está Ansioso para as novas CPU Zen da AMD?

Veja Também:
Tekken 8 chega a 2 milhões de cópias vendidas
Microsoft estaria querendo se tornar a maior empresa cross-plataforma, afirma Inverse
Destiny 2 | Colaboração com Mass Effect já está disponível
Princess Peach: Showtime ganha trailer apresentando novas transformações
Com o sucesso de Helldivers 2, estúdio anunciou estar contratando novos desenvolvedores
Made in Brazil Sale está de volta, promoção de jogos Brasileiros no Steam