Morte do Windows 10 Mobile? Microsoft está abandonando mercado Sul-Americano

Enviado por kelcardoso, em

A Fênix da imagem que ilustra essa matéria está retirando o dispositivo com sistema Windows das chamas ou lançando-o ao esquecimento? Para uma boa parcela de leitores da Game-vicio, a gigante de Redmond não deixaria de lado sua plataforma móvel depois de todo o investimento na compra da Nokia. Mas por mais triste que seja o quadro, a soma das informações que já publicamos até aqui apontam para um verdadeiro abandono do mercado Sul-Americano.

Aqui no Brasil a Microsoft conseguiu superar o iOS da Apple em 2014 (claro que pelo custo beneficio), mantendo uma superioridade considerável no ano seguinte. No solo virtual dos nossos Hermanos (Argentina) o Windows Phone conseguiu conquistar quase 13% do mercado. Números que se mostravam bons também em outros mercados da América Latina. Mas em 2016 já vemos uma regressão, com o sistema de Redmond caindo para 4,1% (dos 5,9% no final de 2015) em solo verde e amarelo, além dos dados negativos em todo o globo.

Como explicação para esses dados podemos citar uma série de fatores, iniciando pelos inúmeros atrasos na liberação da tão aguardada atualização para o Windows 10 Mobile, que deverá alcançar 50% dos dispositivos com Windows Phone 8/8.1. Mas em específico para o nosso mercado temos a ausência dos novos aparelhos lançados há vários meses em outros mercados.

Como podemos perceber nas imagens acima, a Microsoft já criou páginas para dois dos quatro novos dispositivos anunciados entre o último trimestre de 2015 e o início de 2016, Lumia 950 e o Lumia 650, enquanto não vemos sinal dos modelos Lumia 950 XL ou o Lumia 550. E seguindo o argumento da marca de que o adiamento do lançamento se deu devido à crise enfrentada pelo país, não temos esperança de que o status na página dos aparelhos mude tão cedo (se é que isso ocorrerá). Inclusive, fortes rumores indicam que na verdade a empresa já teria desistido de lançar essa nova safra de aparelhos por aqui. E se o fizer como no lançamento do Lumia 650 na Índia (com preço surreal), as chances de fracasso são enormes. Completando esse aspecto da falta de aparelhos ainda temos o agravante de que nenhuma OEM (tais como HP, Acer, Blu e outras) demonstrou interesse em nosso mercado.

Mas não terminamos com a lista de horrores, a Microsoft fechou 27 pontos de vendas oficiais e vendeu sua principal fábrica em Manaus (herdada da Nokia) como parte de seus planos de reestruturação. E aí, durante o grande evento BUILD 2016, há apenas algumas semanas, vemos a própria empresa afirmar que não priorizará o Windows 10 Mobile este ano, seja no Brasil, Argentina ou em qualquer parte do planeta.

É um quadro realmente desanimador e, apesar de alguns leitores pensarem que desejamos o fim da plataforma, pensamos que seria muito melhor para o mercado se o Windows 10 Mobile realmente incorporasse o símbolo da Fênix o quanto antes. Pelo menos enquanto os poucos usuários fiéis não fazem como tantos outros e migram para plataformas rivais.

E você, ainda mantém forte a esperança no avanço do Windows 10 Mobile? Deixe sua opinião nos comentários.

Veja Também:
Xbox fará pronunciamento oficial no dia 15 de fevereiro
Outbound é anunciado, jogo de mundo aberto sobre acampar em uma van
Confira as notas que Banishers: Ghosts of New Eden vem recebendo
Demon Slayer -Kimetsu No Yaiba- Sweep the Board! ganha novo trailer
Desenvolvimento do próximo Xbox estaria sendo liderado pela equipe do Surface
O mercado de jogos físicos ainda existirá por muito tempo, afirma CEO da Take-Two