Linux continua caindo e Windows assume a liderança como sistema de servidores (no brasil)

Enviado por kelcardoso, em

Mesmo sendo gratuito, o Linux foi ultrapassado pelo Windows e deixou de ser o software mais utilizado nos servidores brasileiros. As informações são da 27ª Pesquisa Anual do Uso de TI.

De acordo com o estudo, cerca de 22% dos servidores nacionais utilizam o software do pinguim (contando também os sabores Unix), contra 72% do rival Windows. Em 2010, o Linux estava em 40% dos servidores, o que mostra que houve uma queda vertiginosa. O levantamento foi realizado pelo professor Fernando Meirelles, da Fundação Getúlio Vargas.

"O mundo Unix está sumindo, mesmo com a IBM apostando no Linux. E o Open Source está deixando de ser usado nos servidores. O Windows ganha escala nesse mercado", afirmou Meirelles ao site Convergência Digital.

Fora dos computadores, a Microsoft domina também os aplicativos, mas essa realidade pode ser revertida no futuro, de acordo com o pesquisador. "Os jovens estão usando mais o Google. Nos escritórios, o Google tem pouca presença, mas se os jovens estão trocando o PC pelo smartphone, eles vão determinar, provavelmente, um novo redesenho nesse mercado. Essa é uma virada que deverá acontecer nos próximos anos. E a Microsoft não se estabeleceu no mercado de smartphones, apesar da compra da Nokia", disse.

lembrando "que o Linux corresponde a 85%", da participação em servidores no mundo todo.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Age of Mythology quase ganhou um jogo focado nos consoles
Jujutsu Kaisen é o ganhador do Crunchyroll Anime Awards 2024
Steam bate novo recorde e passa da marca de 34 milhões de usuários online
Helldivers 2 tem gameplay vazado mostrando Mechas e Veículos pilotáveis
Somber Echoes é anunciado, promissor metroidvania sci-fi desenvolvido na Unreal Engine 5