Ransomware: Atacantes Exigem 3,6 milhões de dólares para desbloquearem os computadores de hospital

Enviado por kelcardoso, em

O ransomware é uma das piores pragas que está a afetar a Internet. Esta nova forma de realizar ataques, que bloqueia computadores e servidores, tem conseguido manter muitos Usuários sem acesso aos seus dados.

A mais recente vítima é agora um hospital em Hollywood, que está parado há vários dias, com os atacantes a exigirem 3,6 milhões de dólares para desbloquearem os computadores deste hospital.

Esta pode parecer uma situação digna de um filme, mas a verdade é que o Hollywood Presbyterian Medical Center está sitiado e foi feito refém por um grupo de Ransomware que com o ransomware bloqueou todos os computadores e está a impedir o seu correto funcionamento.

Ao todo são 3,6 milhões de dólares que estão a ser pedidos para que o ransomware seja removido. O hospital está num estado de emergência, pois não consegue acessar aos dados dos pacientes e por isso tem de recorrer a métodos mais tradicionais para processos tão simples como a comunicação entre médicos e o restante pessoal de saúde. O caso é de tal forma grave que este hospital teve já de recusar assistência médica e muitos dos seus atuais pacientes tiveram de ser transferidos para outros hospitais da área.

Está a decorrer uma investigação, feita pela polícia de Los Angeles e o FBI, para determinar a forma como este ransomware apareceu, mas até agora ainda não foi possível encontrar uma explicação para tão grande ataque e nem a sua origem.

Por norma estes ataques de ransomware são dirigidos a computadores pessoais, sendo pedidos apenas algumas centenas de dólares para os libertar.

Mas a postura dos atacantes tem mudado e depois de termos visto o ransomware a chegar aos servidores [Linux] é agora a vez de atacarem estruturas essenciais e interromper serviços como um hospital.

Não se sabe como esta história irá terminar, mas o mais provável é que caso não seja pago o resgate, os dados dos pacientes e toda a informação do hospital seja perdida de forma permanente.

Veja Também:
Caiu! PlayStation Network está fora do ar
Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça ganha trailer da primeira temporada
Segunda temporada de House of the Dragon revela trailer inédito e data de estreia
Deathbound, soulslike Brasileiro, ganha gameplay mostrando a classe capoeirista
Top Japão | Unicorn Overlord continua na primeira posição
The Fate of Baldr ganha gameplay, divertido jogo de tower defense 3D