MWC 2016 : Nokia anuncia que voltará para o mercado de smartphones

Enviado por kelcardoso, em

A apresentação da Nokia na MWC 2016 estava longe de ser focada no anúncio de um novo smartphone, já que a companhia colocou outros mercados como a Internet das Coisas como prioridade, porém obviamente boa parte do público estava interessado em saber se a companhia finlandesa irá lançar outros smartphones.

Pois bem, o CEO da Nokia, Rajeev Suri, "não fugiu da raia", e disse que não há uma previsão, porém a companhia irá lançar novos smartphones. "Não temos uma previsão, e nem estamos com pressa. Isso pode acontecer em 2016, como também pode acontecer depois"

Suri diz que o lançamento de novos smartphones só serão possiveis com a ajuda de "parceiros ideais", isto significa que na verdade a companhia apenas irá emprestar o seu nome para que alguma outra empresa realize a produção do aparelho. O executivo destaca que dentre as diversas faixas de mercado que os smartphones se encaixam provavelmente a Nokia irá investir em modelos premium.

Tirando o assunto smartphones, o que realmente a Nokia foi divulgar na MWC são os seus investimentos relacionados a Internet das Coisas e implementação das redes 5G.

Em relação a Internet das Coisas a Nokia revelou que irá investir US$ 350 milhões, que serão aplicados em companhias que trabalhem com tecnologias que almejam aspectos interativos ligados a automóveis, sáude, big data e analytics.

Outro destaque ficou por conta da apresentação do AirsCale, um ecossistema de redes, compatível com 2G, 3G, TDD-LTE, FDD-LTE, LTE Advances e LTE Advanced Pro, e que também será compatível com o 5G. A Nokia ainda disse que o AirsCale será compatpivel com as novas frequêcias que serão liberadas pelos orgãos reguladores, além de consumir 60% menos energia, já que a gestão será baseada no na nuvem, por intermédio da solução Nokia Airframe.

A ideia por trás dessa tecnologia será unificar todos os tipos de redes para garantir o acesso à internet independente aonde o dispositivo esteja, item essencial para o sucesso da internet das coisas.

Já o AirScale Wi-Fi tem o mesmo intituito, só que através da licenciatura de frequências wireless não leiloadas pelas operadoras, elimiando o vão que existe entre uma rede e outra.

A grande maioria dos analistas apontam que o 5G chegará somente em 2020, mas o CEO da Nokia, está bastante otimista, e diz que o lançamento poderá ocorrer bem antes, dando um pontapé inicial a partir de 2017.

Veja Também:
Análise - My Time at Sandrock ( Nintendo Switch )
Sony, junto de uma firma de investimentos, ofereceu $26 bilhões de dólares pela Paramount
Indika ganha trailer de lançamento mostrando as diversas misturas de estilo
WhatsApp encerra suporte para 35 modelos antigos de celulares
The Forever Winter, novo survival horror pós-apocalíptico, ganha primeiro gameplay
Sucesso de Manor Lords superou as expectativas da editora