Cientistas alertam que Super-vulção de Yellowstone tem chances de explodir

Enviado por Frocharocha, em

Os cientistas advertiram o mundo está em "temporada vulcão" e há até uma chance de 10% de uma Super-erupção matando milhões e devastando o planeta.

Instâncias de erupções vulcânicas estão em seu ponto mais alto em mais de 300 anos e os cientistas temem que das mais importantes que poderia matar milhões e devastar o planeta é uma possibilidade real.

Especialistas da Fundação Europeia da Ciência disse que vulcões - especialmente super- vulcões como a do Parque Nacional de Yellowstone, Wyoming, que tem uma caldeira medindo 34 por 45 milhas (55 por 72 km) - pose mais ameaça para a Terra e para a sobrevivência dos seres humanos do que asteróides, terremotos, guerra nuclear e o aquecimento global.

Cientisstas calculam que há uma chance de até 10% que o vulção entre em erupção até os proxímos 80 anos. Uma chance consideravlemente alta se considerar a incidência de erupção do Super Vulcação.

Cientistas calculam que a Erupção de Yellowstone iria liberar mais de 3000km³ em dejetos e mais energia que todas as bombas nucleares já feitas e detonadas pela a humanidade.

Os Vulcões ativos mais perigosos do mundo incluem Yellowstone, Monte Vesúvio em Campagnia, Itália, e Popocatépetl I perto da Cidade do México.

Há alguns planos de contingência reais no lugar para lidar com a bomba-relógio, se algum deles ou outros picos vulcânicos maciços sofrerem uma grande erupção, os cientistas responsáveis dizem que milhões de pessoas morreriam quase que imediatamente e atmosfera da Terra seria envenenada com cinzas e outras toxinas " estaria além da imaginação da atividade antropogênica e faria mais estrago que o Aquecimento Global em 1.000 anos."

O estudo da Extreme Geo-hazards: Reducing the Disaster Risk and Increasing Resilience tem planos de contigência e controle para casos de erupções super-vulcânicas.

Embora nas últimas décadas terremotos têm sido a principal causa de mortes e danos, o principal risco global é grandes erupções vulcânicas que são menos frequentes, mas muito mais impactantes que os maiores terremotos.

Devido aos seus efeitos de longo alcance sobre o clima, segurança alimentar, transporte e cadeias de abastecimento, esses eventos têm o potencial de provocar desastre global e catástrofe.

O custo de resposta e a capacidade de responder a esses eventos está além das capacidades financeiras e políticas de qualquer país individualmente.

Veja Também:
Assassin’s Creed Red será um "salto gigantesco" para a franquia, afirma Tom Henderson
Dragon Age: Dreadwolf deve ser lançado no final de 2024, afirma Jeff Grubb
Versão para PC de Ghost of Tsushima pode ser anunciada em breve
Série de Fallout será praticamente um Fallout 5, afirma criador
No Rest For The Wicked, novo jogo dos criadores de Ori, ganha gameplay e novidades inéditas
Projeto X ganha trailer ao estilo Vlog de sua sequencia.