Análise à performance: The Division beta

Enviado por kevin_17, em

A beta deste The Division pode não estar à altura da espectacular demo E3 2013 - na altura uma mascote do potencial da PlayStation 4 e Xbox One - mas o que temos hoje ofusca a maioria dos jogos de actual geração em termos técnicos. Uma Nova Iorque pós-epidemia é o palco para alguma da melhor iluminação presente nas consolas, desde colunas de nevoeiro volumétrico, reflexos de alta qualidade, e partículas afectadas pelo vento. A atmosfera reina e as ruas cobertas de neve são uma demonstração do poder do novo motor Snowdrop.

Investigámos a beta na PS4 e One para descobrir que a força está na performance e não nos visuais. Fixas a 30fps, aguentam-se bem neste número na maioria das zonas perigosas de Manhattan. As missões de história correm sem soluços na PS4, enquanto missões secundárias estilo "vai a X e derrota Y" correm igualmente bem - na consola Sony não vimos picos no alvo de 33.3ms necessário para chegar a este rácio de fotogramas.

A Xbox One é quase tão sólida. Tens 30fps quase fixos mas ao entrar pelas portas da missão no Madison Field Hospital desce para 28fps, não acontece na PS4. V-sync adaptável é revelada e o screen-tear surge por uns fotogramas. É um momento único e todas as outras missões correm a perfeitos 30fps, somente um tiroteio num restaurante, nesta mesma missão, despoleta outra queda.

A beta de The Division corre a robustos 30fps com v-sync adaptável. Comparação lado a lado entre Xbox One e PS4 revela que apenas a One sofre com quedas - coincidindo com breve tearing.

É uma experiência robusta. O tearing é raro e apenas surge brevemente em cutscenes na One - onde a PS4 supostamente recorre ao mesmo método v-sync adaptável, caso perca um fotograma e instigue tear. Temos a sensação que a Xbox One foi tida em conta bem cedo no desenvolvimento para manter a performance sólida, apesar da PS4 conseguir 30fps mais robustos.

Qualquer jogador de consola deverá ficar contente com a performance em The Division - muito forte nas duas na maior parte do tempo, na PS4 temos consistência absoluta.

No entanto, qualquer vantagem será um mistério devido ao bloqueio a 30fps e apenas temos uma pequena ideia da divisória. De resto estão idênticas nos aspectos principais; correm a 1920x1080, com algo idêntico a SMAA x1 do PC. Acompanhado por uma passagem temporal para limpar trepidação no movimento da câmara, sugerido pelo leve artefacto que fica nos objectos (não perceptível a olho nu, apenas se agarrares um fotograma a meio do movimento e aproximares).

Outros destaques da tecnologia em The Division estão nas duas, com as mesmas opções para aberração cromática e nitidez de imagem. Pouco separa as duas consolas, excepto algumas texturas ausentes na Xbox One perto da base. É uma mesquinhice mas portas e escadas podem omitir o detalhe visto na PS4 - enquanto as principais texturas estão presentes. Pequenos problemas que devem ser limados para o lançamento. Actualmente, o mapeamento de oclusão em paralaxe, computacionalmente mais dispendioso, renderiza com qualidade igual nas duas consolas, adicionando uma sensação 3D à neve perto de barricadas na Pennsylvania Plaza.

Surpreende ver The Division feito para tamanha paridade entre as duas consolas. Jogos como Destiny, Diablo 3 e Mad Max já ostentavam resoluções, definições visuais e abordagem ao rácio de fotogramas iguais. Baseado na beta, a única diferença está no rácio de fotogramas, apesar de apenas uma das missões ser afectada. Esperámos que a PS4 mantenha o nível de performance no lançamento, onde esperamos ver missões mais elaboradas e esquadrões maiores.

Certamente teremos mais melhorias antes do lançamento de The Division a 8 de Março. Talvez mais entusiasmante sejam os extras no PC e como o jogo beneficia com novas definições como as tecnologias PCSS+ e HBAO+ da Nvidia, e maior distância de visão. Iremos investigar as principais diferenças no lançamento mas em termos de consolas, nenhuma delas te deixará ficar mal.

Veja Também:
Sea of ​​​​Thieves teve um lançamento forte no PlayStation, afirma analista
Tenente da Yakuza foi preso no Japão por roubar cartas de Pokémon
Boa parte das vendas da franquia Resident Evil ocorreram após o lançamento de Resident Evil 7
Apex Legends: Desordem ganha trailer mostrando o gameplay de Alter
Microsoft está muito confiante com sua programação de jogos para o Xbox Games Showcase
Game Pass: Lords of the Fallen e Sniper: Ghost Warrior Contracts 2 são confirmado no serviço