Telegram recebeu mais de 5,7 milhões de usuários durante bloqueio do WhatsApp no Brasil

Enviado por Anônimo, em

Com o episódio polêmico em que o WhatsApp foi bloqueado no Brasil, impedindo que milhões de usuários fossem capazes de utilizar o serviço de mensagens durante o dia 17, o Telegram se tornou rapidamente a principal opção. Embora outros apps como o Viber tenham aparecido nos trending topics do Twitter, foi por pouco tempo. Logo todos estavam falando sobre o Telegram e na mesma noite em que a notícia do bloqueio foi divulgada, os usuários já começaram a instalar o aplicativo.

Apesar de ter sido ilegal e prejudicial para muitas pessoas e empresas que utilizam o WhatsApp, incluindo para fins medicinais, o bloqueio beneficiou o Telegram. Naquela noite, a equipe do aplicativo anunciou que já haviam alcançado em poucas horas a marca de 1 milhão de usuários no Brasil. Porém, não acabou por aí. O Tweete mais recente da empresa informa que no dia 17, mais de 5,7 milhões de cadastros foram realizados durante a suspensão do WhatsApp no Brasil.

É um número impressionante que, em um primeiro momento, parece ser motivo de alegria para qualquer empresa desenvolvedora de serviços online. Mas não é bem assim. Respondendo um usuário que sugeriu que o time por trás do Telegram estava feliz com a situação, a empresa respondeu que prefere "um crescimento natural a esse tipo de pico".

Embora eles não tenham explicado, os motivos são óbvios. Os cadastros em massa criaram um colapso no sistema dos servidores de SMS responsáveis por enviar o código de confirmação para completar o cadastro no Telegram. Como a equipe técnica foi pega de surpresa, não havia estrutura para tamanha demanda, e como resultado, a maioria dos usuários ficou esperando por horas pela confirmação. Provavelmente, o WhatsApp foi liberado antes mesmo que todos concluíssem seu cadastro no Telegram.

Além disso, é difícil dizer se o aplicativo conseguirá manter muitos desses novos usuários utilizando seu serviço. Embora uma grande quantidade dessas pessoas tenham concluído que o Telegram é melhor que o concorrente, os usuários costumam permanecer onde seus contatos estão. Um dos motivos que vários usuários brasileiros curtiram o app foi a opção dos stickers.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Age of Mythology quase ganhou um jogo focado nos consoles
Jujutsu Kaisen é o ganhador do Crunchyroll Anime Awards 2024
Steam bate novo recorde e passa da marca de 34 milhões de usuários online
Helldivers 2 tem gameplay vazado mostrando Mechas e Veículos pilotáveis
Somber Echoes é anunciado, promissor metroidvania sci-fi desenvolvido na Unreal Engine 5