Vivendi, antiga dona da Activision/Blizzard e da GVT, quer adquirir a Ubisoft

Enviado por Anônimo, em

A Vivendi está tentando voltar para a indústria de videogames. Depois de vender a Activision e a Blizzard em 2013, duas das maiores empresas de games do planeta, o grupo está olhando para outro gigante desta área, a Ubisoft. A empresa francesa é uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo e responsável por franquias populares, como Assassins Creed, Far Cry, Tom Clancy e muito mais. Eles criaram uma divisão para jogos de celulares em 1999, batizada de Gameloft.

No di a14 de outubro, a Vivendi anunciou que tinha comprado 6,6 por cento da Ubisoft e 6,2 por cento da Gameloft, respectivamente. Mas isso foi só o começo. Uma semana mais tarde, a empresa anunciou que já possuía 10 por cento de cada empresa.

A partir de hoje, a Vivendi detém oficialmente 17,34 por cento da Gameloft, o que representa 15,34 por cento dos direitos de voto. Ele também possui 10,81 por cento da Ubisoft. De muitas maneiras, a Vivendi está agindo como um investidor ativa, comprando ações no mercado público para ganhar o controle da empresa. O problema todo é que a Vivendi não está negociando com outros acionistas da Ubisoft e membros da equipe de gestão, o que tem os deixado enfurecidos.

Os irmãos Guillemot fundaram as duas empresas e ainda possuem um pedaço significativo de ambas. Yves Guillemot lidera a Ubisoft, enquanto Michel Guillemot dirige a Gameloft. Eles querem evitar uma aquisição pela Vivendi, por enquanto, as famílias Vivendi e Guillemot estão lutando usando apenas declarações públicas. Em suma, a Vivendi está dizendo que não exclui a aquisição de uma participação majoritária em ambas as empresas, e os irmãos Guillemot estão dizendo que eles não querem isso.

Como uma solução temporária, os irmãos Guillemot aumentaram sua participação na Gameloft. Agora eles possuem 24,18 por cento dos direitos de voto. Isso torna um pouco mais difícil para a Vivendi a tomar o controle do conselho. Apesar disso, aumentar a sua quota na Gameloft é relativamente fácil já que a empresa só vale 520 milhões, enquanto Ubisoft vale cerca de 3,1 bilhões. Eventualmente, será difícil parar Vivendi se ela realmente quiser adquirir a Ubisoft.

Como um lembrete, a Vivendi Universal Music Group é uma das maiores empresas do mundo, incluindo gigantescos braços no cinema e na música (estima-se que quase um terço de todas as canções comerciais sejam da Universal).

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos
Tom Henderson revela os requisitos para os jogos receberem o selo de 'PS5 Pro Enhanced'
PS2 chegou a vender 160 milhões de unidades
CD Projekt afirma que não há espaço para microtransações em jogos single-player
Embracer afirma que finalizou sua reestruturação e não irá mais vender estúdios