Preview: Yo-kai Watch

Enviado por inuyasha302, em

A Nintendo têm uma grande relação de jogos que se tornaram transmídia - isto é, se tornaram um fenômeno forte o suficiente para aparecer em outras mídias de comunicação - e garantiram uma grande margem de lucro em merchanding. Pokémon é o maior exemplo disto, onde além dos games, surgiram animes, mangás, filmes e brinquedos que permitiram elevar o nome da franquia para além do que os jogos eletrônicos poderiam.

Em 2013, Youkai Watch foi lançado no Japão, ganhando uma repercussão instantânea a ponto de também se tornar uma franquia transmídia e repleta de produtos para o público infantil, chegando até mesmo a ser considerado "o Pokémon da nova geração". E após o anúncio de outros 3 jogos na sequência para o público japonês, finalmente a Level-5 e a Nintendo trarão o primeiro jogo para o ocidente, com o nome de Yo-kai Watch.

Eu vejo gente morta... ou melhor: youkais

Um certo dia, enquanto procurava por insetos na floresta, o jovem Natham Adams (Keita Amano, no Japão) encontrou uma pequena máquina de caça-níquel. Ao tentar abrir uma capsula, um youkai (uma criatura sobrenatural do folclore japonês) chamado Whisper aparece para lhe dar um relógio, chamado de Yo-Kai Watch. Ao usá-lo, Natham consegue enxergar youkais maléficos que estão perturbando as pessoas.

De uma forma resumida, Yo-kai Watch é um jogo de RPG onde o jogador controla Natham em Sakura Town, podendo explorá-la e encontrar novos youkais para fazer amizade. O game segue a mesma fórmula de sucesso de Pokémon, onde o jogador controla um time de monstrinhos, os evoluindo e ganhando novas habilidades. A diversão também fica por conta da história, que contém um enredo divertido e engraçado. Parece até uma mistura bem sucedida de elementos de Professor Layton e Inazuma Eleven.

Traços de anime fofinhos

Uma das características mais fortes de Yo-kai Watch é que o jogo possui traços característicos de animações japonesas. Tudo é muito colorido, e os personagens são carismáticos. O gato Jibanyan, por exemplo, se tornou uma das marcas da franquia devido a sua personalidade e seu jeito "fofinho", semelhante a fama que Pikachu ganhou com Pokémon.

Os gráficos do jogo são um detalhe a parte. Não é a toa que o jogo possui em torno de 800 Mb, afinal, o game possui modelos em 3D muito bem trabalhados, incluindo uma cidade inteira que pode ser explorada, ganhando um alto nível de imersão.

Os recursos do 3DS não foram esquecidos

Yo-kai Watch exige que o jogador utilize diversos recursos do 3DS. Ao enfrentar um inimigo, o jogador deve comandar um time de youkais com quem fez amizades, e alguns ataques exigem que o jogador rabisque ou pressione a tela rapidamente. Em outros momentos, o jogador terá de usar o acelerômetro para mirar um ataque no inimigo.

Uma pequena roda na touch-screen também permite que o jogador troque o time atual de youkais através de um formato em fila, dando um "pulo" para a esquerda ou direita conforme o controle da roda. Isto é algo bem específico do jogo, e exige que o jogador pense com calma a ordem em que está montando o seu time.

Procurar por novos youkais também não é uma tarefa fácil. Ao chegar perto de um, o jogador deverá ativar seu relógio e procurar, com calma, o local exato onde o youkai se esconde utilizando o acelerômetro do portátil.

Tá chegando!

Yo-kai Watch será lançado para o 3DS na América do Norte no dia 6 de novembro.

Assista abaixo um de seus trailers oficiais.

Veja Também:
Assassin’s Creed Red será um "salto gigantesco" para a franquia, afirma Tom Henderson
Dragon Age: Dreadwolf deve ser lançado no final de 2024, afirma Jeff Grubb
Versão para PC de Ghost of Tsushima pode ser anunciada em breve
Série de Fallout será praticamente um Fallout 5, afirma criador
No Rest For The Wicked, novo jogo dos criadores de Ori, ganha gameplay e novidades inéditas
Projeto X ganha trailer ao estilo Vlog de sua sequencia.