"Netflix de jogos", GameFly pode substituir seu videogame

Enviado por DeMellooo, em

Jogar videogames sempre foi uma atividade relacionada ao conjunto console e TV. A Samsung tenta mudar esse paradigma vendendo uma televisão que já vem com um sistema de games. Mas não é aquele tipo de televisão que vem com joguinhos simples, como várias fabricantes já fizeram no passado. Trata-se de uma plataforma de jogos de grandes estúdios que são executados na nuvem e o sinal de vídeo é enviado de volta para o televisor.

Chamada GameFly, essa plataforma funciona como um Netflix de games. Mediante assinatura mensal, o usuário pode jogar títulos como PES 2015, Batman Arkham Origins, Pac-Man Edition DX+, diversos games da Lego, entre outros. Antes de escolher quais você vai contratar por um mês, dá para jogar cada game por 10 minutos. Isso ajuda a conhecer a trama inicial e evitar surpresas negativas com a jogabilidade.

De acordo com a Samsung, a velocidade mínima para a reprodução de jogos com resolução de 480p é de 4 Mbps, enquanto para HD é preciso ter, ao menos, 8 Mbps.

A dúvida principal que fica é: o jogo vai apresentar um intervalo incômodo entre o pressionar do botão e movimento que aparece na tela (o chamado lag)? A resposta é: depende do jogo. Em games em que a velocidade de resposta é essencial, como títulos de luta, sim. Foi preciso passar por um período de adaptação para jogar razoavelmente bem Blazblue Calamity Trigger.

Títulos como Batman, Shank e Ethan também se saíram bem, já que são jogos que não necessitam de total precisão nos comandos.

Isso vale para jogadores casuais, quem é fã convicto de games de luta, ao ponto de comprar monitores com maior taxa de atualização de imagem, provavelmente vai julgar a experiência pobre. A execução local ainda é o melhor para esses jogadores.

A GameFly está disponível somente em TVs da Samsung que rodam o sistema Tizen. O modelo mais básico dessa linha sai por 1.750 reais (um televisor LED de 32 polegadas com resolução Full HD). Se você está pensando em trocar de televisão e tem um videogame da geração passada, a plataforma vale a pena - exceto se você for um grande fã de jogos de luta. Em linhas gerais, a GameFly é voltada para jogadores de fim de semana. Quem joga todos os dias vai optar por pagar mais caro e continuar a rodar games localmente em consoles.

Veja Também:
Confira o trailer da quarta temporada de THE BOYS
Marco Legal dos Games é oficialmente sancionado e vira lei
Update de Fallout 4 é bugado e decepcionante, afirma Digital Foundry
Novo Tomb Raider pode apresentar mundo aberto ambientado na Índia
Xbox começará a intensificar o marketing de Hellblade 2 na semana que vem
"A decisão é da Sony e não nossa", comenta estúdio de Helldivers 2 sobre vinculação obrigatória de contas