Bolsas de estudos de US$ 5 mil para desenvolvedoras de software

Enviado por Turokrj, em

A Toptal, rede global de desenvolvedores de software freelance de elite, abriu as Bolsas Toptal para Mulheres Desenvolvedoras de Software, um programa para apoiar e capacitar as mulheres que aspiram a se tornar engenheiras de software profissionalmente.

Como parte de seu compromisso com a permanente formação de fortes equipes de engenharia básica e de redes de talentos em engenharia, Toptal faz um chamado ás mulheres de todas as partes do mundo e de todos os níveis de ensino a aplicar a 12 bolsas as quais serão concedidas durante o próximo ano.

As vencedoras receberão uma contribuição de US$ 5.000, formação técnica semanal personalizada e orientação de um engenheiro de software sênior da Toptal. Este prêmio vai ajudá-las a alcançar seus objetivos no caminho para o profissionalismo como futuras engenheiras de software.

"Inúmeros estudos mostram que equipes com grande diversidade de conhecimentos e opiniões obtém melhores resultados e maior inovação. Isso é algo com que a gente esta muito familiarizada em Toptal. Nossa equipe principal e os membros da rede de engenheiros são de todo o mundo e de diferentes origens sociais", disse Breanden Beneschott Co-Founder da Toptal.

As bolsistas têm a oportunidade de usar o dinheiro da maneira que melhor contribui para prosseguir as suas ambições de se tornar engenheiras de software no futuro. Por exemplo, esse dinheiro pode ser de ajuda para pagar a mensalidade no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, pela sigla em Inglês); para cobrir o custo dos cursos em Coursera; para ser usado como um salário próprio enquanto trabalham em Open Source ou em empreendimentos startups.

"Atualmente no setor da tecnologia, a educação de qualidade pode vir de diferentes e valiosos lugares, e isso é algo que realmente abrange esta bolsa de estudos", disse Anna Chiara Bellini, Diretora de Engenharia da Toptal. "Esta bolsa lhes permitirá as selecionadas aprender e melhorar suas habilidades como queiram, sem a necessidade de se limitarem a um sistema educativo rígido", acrescentou.

Gigantes como a Apple, Google e Facebook divulgaram relatórios os quais mostram que as mulheres representam apenas 16% da força de trabalho de engenharia na indústria tecnológica. A diferença é ainda maior quando você olha para Open Source, onde as mulheres representam apenas 6% dos usuários da plataforma de desenvolvimento colaborativo GitHub.

As bolsas de estudo Toptal visam à sensibilização sobre este problema e procuram minimizar esta brecha, dando apoio ás aspirantes a uma carreira como engenharia de software.

Para se candidatar a uma bolsa, cada aspirante deve fazer uma contribuição para Open Source no GitHub e escrever um post no blog descrevendo sua própria experiência, os problemas que teve que resolver, e o que aprendeu dessa experiência.

Para ajudar a quem são contribuintes de Open Source pela primeira vez, Toptal disponibilizou de uma guia de instruções. As vencedoras serão escolhidas por um comitê de seleção conduzido por Chiara Bellini, e as finalistas de cada mês terão uma entrevista diretamente com o júri.

Saiba mais sobre o programa, visite: http://www.toptal.com/scholarships.

Veja Também:
[SPOILERS] Vazam os troféus de Dragon's Dogma 2
The Crew Motorfest receberá sua terceira temporada e fim de semana gratuito
Xbox anuncia grande promoção dos jogos da Square Enix
TopSpin 2K25 será lançado em 26 de Abril para PC, PlayStation e Xbox
The Batman Part II é adiado para 2026
Match Village chega aos consoles esta semana