Steam Machine: sites começam a liberar prévias e opiniões sobre as novas Steam Machines

Enviado por LordeBatata, em

O projeto ousado da Valve finalmente chegou nas mãos da mídia e alguns sites já liberaram seu veredito sobre as Steam Machines.

O mais novo projeto da Valve, as Steam Machines, finalmente chegou nas mãos de especialistas da mídia, que liberaram suas impressões sobre esse aparelho. Como veremos abaixo, o design do modelo testado(Alienware) é lindo e o controle é ótimo, mas nem tudo é perfeito. Então, vamos ver:

Começando pelas especificações da máquina: Core i7-4785T, 8GB DDR3, HD de 1TB 7,200RPM e uma versão customizada da NVIDIA GTX 860M com 2GB de VRAM

DESIGN

O design foi elogiado por todos os sites que testaram a máquina; um redator do Polygon comentou que não é o PC mais potente do mundo, mas é simplesmente incrível ver que todo esse poder está dentro de algo tão pequeno e lindo, e chega a dizer que é tão bonito, senão mais que o PlayStation 4 e certamente supera o design do XBOX One.

Mas ele questionou, como a Valve vai fazer para as pessoas diferenciarem uma Steam Machine da Alienware e outra da Falcon Northwest? Como ela vai evitar o que aconteceu com o WiiU, onde as pessoas não sabiam qual a diferença do Wii? Falando de WiiU, a máquina tem quase o mesmo tamanho de um.

INTERFACE E O STEAMOS

Como já é de conhecimento, as Steam Machines oficiais virão com o SteamOS por padrão e não se sabe se haverá alguma versão alternativa, isso depende da fabricante. Se tratando da interface e dos menus, você pode dar uma olhada em uma .gif, disponível aqui.

O modo Big Picture combina perfeitamente com a máquina, o modo de acessar outras coisas, como música, deixa essa caixinha quase tão futurística quanto aparenta ser, mas apesar desses elogios, também foi criticado pelo Polygon o jeito de acessar e comprar games, que é confuso. Já o site PCMag afirmou que a interface combina perfeitamente numa TV. E interessante notar que o acesso à uma área de trabalho normal para acessar programas é oculto.

O site Engadget comparou um PC Gamer usando o Windows 8.1 da Dell com a SM da Alienware: enquanto a primeira pediu para ele pegar o mouse e teclado para seguir um monte de passos chatos, a segunda simplesmente tornou o processo fácil e agradável, mas também notou que ela está em beta e durante o teste, ocorreu um erro que fez com que apenas jogos do Windows(que não são compatíveis) fossem exibidos na STEAM.

CONTROLE

O controle, é excelente e segundo o redator Brian Crecente(Polygon) que testou ele em Nuclear Throne, consegue imitar os movimentos de um mouse perfeitamente - só que aí tem um problema: ele teve problemas com a precisão em jogos de tiro, como Counter Strike - Global Offensive.

O site CNET e o Engadget falam o quão configurável ele é, você pode configurar ele como quiser em quase todos menus, como pode ser visto clicando [spoiler=aqui]

[/spoiler]

Mas e em games que exigem o uso de um mouse e teclado, como Civilization V e X-COM? Os jogos reconheceram o controle perfeitamente e funções de zoom e navegar no mapa ficaram bem funcionais. Mas os atalhos usados no teclado não estão tão adequados - apesar de que você pode configurar como quiser, ou esperar que alguém configure e compartilhe com a comunidade.

JOGOS

E pra finalizar, os jogos. Como dito pelo site Polygon, foi dito que as máquinas chegariam com uma biblioteca com 5000 jogos - mas não é bem assim - parece que são 5000 games SE contarmos com um PC que use a STEAM e outro S.O. para fazer streaming, então, ficamos com 1500 jogos nativos. O site Polygon alerta que caso esteja pensando em comprar uma dessas máquinas, é melhor ir na STEAM e ver se o jogo que deseja é compatível.

O site PCMag testou o jogo BioShock - Infinite, por padrão, ele roudou na resolução de 1080p e as configurações no médio - quando o redator colocou tudo no Ultra, ele percebeu um certo lag. The Witcher 2 foi testado pelo site Engadget e conseguiu 40FPS no médio, e um pouco mais de 30 FPS no alto. Serious Sam 3 e não ficou jogável no ultra, mas ao abaixar as configurações ficou perfeito. Jogos mais simples como Left 4 Dead 2 e SkullGirls ficaram à 60 FPS, mesmo nas configurações mais altas.

As primeiras Steam Machines serão lançadas no dia 10 de novembro.

FONTES EXTRAS:

CNET

ENGADGET

PCMAG

POLYGON

Veja Também:
S.T.A.L.K.E.R.: Legends of the Zone Trilogy vaza antes da hora
Elden Ring: Shadow of the Erdtree estaria sendo feito com os jogadores veteranos em mente
Dragon's Dogma 2 ganha primeiras prévias - Confira o que a crítica está achando
Após Dragon's Dogma 2, diretor Hideaki Itsuno espera trabalhar em algo novo
Dragon's Dogma 2 nos consoles não terá modos gráficos, rodando apenas a 30fps desbloqueado
Sony revela os primeiros jogos do PlayStation India Hero Project