Rússia pode cortar cabos que transportam 95% da internet do mundo

Enviado por Anônimo, em

Navios de espionagem russos estão operando perto de cabos submarinos que carregam quase toda a comunicação global da internet.

Submarinos russos e navios de espionagem estão operando perto de cabos submarinos que carregam quase toda a comunicação global da internet, gerando entre militares e agentes de inteligência americanos a suspeita de que a Rússia pode estar planejando atacar essas conexões em caso de agravamento de relações ou de um conflito com potências ocidentais. A informação é do New York Times.

A preocupação atual é um possível ataque cibernético russo, envolvendo vários cabos de fibra ótica em lugares de difícil acesso, que poderiam cortar a comunicação da qual dependem governos, economias e cidadãos ocidentais.

O debate em Washington mostra como os Estados Unidos têm visto cada movimento russo com desconfiança, uma remanescência da Guerra Fria. Dentro do Pentágono e das agências nacionais de espionagem, o assunto não é discutido em detalhes abertamente. Os agentes de segurança nacional americanos mantêm em segredo como estão monitorando a atividade e como estão estudando formas de recuperar rapidamente os cabos, em caso de cortes.

A suspeita dos EUA é coerente com a atual postura da Rússia, que está expandindo as operações militares em lugares como Crimeia, leste da Ucrânia e na Síria.

Veja Também: