Em seu lançamento, vários desenvolvedores criticaram a arquitetura do PS3, principalmente a CPU, que apesar de potente, era complexa demais.
O PlayStation 3 foi um console marcante, mas muito de seu potencial foi perdido devido à complicada arquitetura e a complexidade do CELL, a CPU do videogame, onde vários desenvolvedores não quiseram encarar o desafio no início.
Não há dúvidas quanto a capacidade dele, mas de acordo com desenvolvedores, o CELL era complicado de trabalhar, de qualquer jeito, a Sony conseguiu superar isso e deixou o seu PS3 na posição respeitável em que está hoje.
Há alguns dias, certos desenvolvedores comentaram sobre o velho processador, incluindo Stefan Boberg, Diretor Técnico responsável pela engine Frostbite, que disse que o CELL retardou a indústria. Leonard Ritter, agora trabalhando na NOWHERE disse que era um fã das ideias que o CELL trouxe, mas o marketing deixou muito a desejar. Já o membro da equipe Oculus, Tom Forsyth acredita que a ideia de marketing foi estúpida e mereceu o que recebeu. Niklas Lundberg, programador de engine da Avalanche Studios lembrou do rumor que o PlayStation 4 teria 128 SPEs.
Veja abaixo:
Stefan Boberg
@tom_forsyth @cmuratori @paniq @mmalex Tenho certeza que o Cell retardou a indústria de forma significativa. Complexo de forma totalmente errada...
Leonard Ritter
@cmuratori @anders_breakin @mmalex sempre fui um fã do Cell como uma ideia. O marketing deixou muito a desejar.
Tom Forsyth
@paniq @cmuratori @anders_breakin @mmalex Marketing falho. Foi uma ideia idiota, e mereceu completamente o que recebeu.
Niklas Lundberg
@bionicbeagle @tom_forsyth @cmuratori @paniq @mmalex Essas especifiações falsas do PS4 foram divertidas :) 128 SPEs...