Imagens da Nasa mostram a Lua atravessando o planeta Terra

Enviado por Frocharocha, em

Foto mostra o lado mais distante do satélite que, embora esteja iluminado pela luz solar, é muito mais escuro que o Planeta

Você não pode mais falar de "o lado escuro da Lua" após uma imagem do satélite ter sido divulgada pela Nasa. As informações são do site da "CNN".

Uma câmera do Observatório do Clima Espacial (DSCOVR) conseguiu capturar o momento em que a Lua passa na frente da Terra. A imagem mostra claramente o lado mais distante do satélite a ser iluminado por poucos raios solares - e embora esteja refletindo os raios de luz solar, a Terra é ainda muito mais brilhante.

"É surpreendente como a Terra brilha mais que a Lua", disse o cientista do projeto DSCOVR Adam Szabo em um comunicado à imprensa. "Nosso planeta é um objeto verdadeiramente brilhante no espaço escuro em comparação com a superfície lunar."

O observatório, que é ligado a Nasa, a National Oceanic and Atmospheric Administration e a Força Aérea dos EUA, está equipada com imagens de uma câmera CCD de 4 megapixels e um telescópio. As imagens capturam fotos da órbita entre a Terra e o Sol.

Embora o chamado "lado escuro" da Lua não seja visível da Terra, a imagem está longe de ser a primeira registrada. Em 1959, a União Soviética enviou uma sonda para fotografar a área. Os astronautas da Apollo 8, em 1968, foram os primeiros seres humanos a vê-lo, e a maioria das outras missões Apollo também. Não é uma visão inspiradora, disse um astronauta.

"A parte de trás parece um monte de areia que meus filhos brincam. É tudo assim, nenhuma definição, apenas um monte de solavancos e buracos", observou da Apollo 8 William Anders. Nasa fotografou a Lua cruzando a frente da Terra em 2008, mas a lua estava apenas parcialmente iluminada.

Veja Também:
PS5 e Xbox Series venderam 77 milhões de unidades juntos
Ubisoft não acha que a Microsoft virar multiplataforma terá um grande impacto na indústria
Street Fighter 6 ganha trailer mostrando o gameplay de Ed
GTA V já vendeu 195 milhões de unidades, sendo 5 milhões nos últimos três meses
Ubisoft defende o preço de US$ 70 do Skull and Bones e afirma que é um jogo "AAAA"
Ubisoft não está preocupada com o lançamento de GTA 6