Liga de E-Sports fará exames antidoping em seus jogadores

Enviado por wesleyguimaraes111, em

Não são apenas os esportes tradicionais que precisam se preocupar com drogas que melhoram o desempenho de seus atletas. Uma das maiores organizações de e-sports do planeta, a Electronic Sports League (ESL), anunciou que irá implantar uma política antidoping em seus torneios.

Ainda não se sabe como essas regras antidopagem irão funcionar, mas a entidade afirmou ao site [iurl=http://motherboard.vice.com/read/after-adderall-scandal-esports-company-will-police-performance-enhancing-drugs]Motherboard[/iurl] que "tomou medidas para promover o controle, a educação e a prevenção do uso de drogas entre os participantes de suas competições".

A ESL se auto intitula como "a maior organização mundial de e-sports", apesar de não promover alguns dos eventos mais populares, como os campeonatos de Dota 2 e League of Legends, que distribuem dezenas de milhões de dólares em prêmios.

O anúncio da ESL acontece poucos dias após Kory Friesen, um dos primeiros colocados do ranking mundial do game Counter-Strike: GO, não apenas admitir que usa o medicamento Adderall quando participa de campeonatos, mas que o consumo da droga é comum entre os jogadores. "Todos nós usamos Adderall", disse Friesen em uma entrevista ao Motherboard, referindo-se a sua equipe.

O remédio é usado no tratamento de transtornos como déficit de atenção, hiperatividade e narcolepsia. O Adderall torna o usuário mais alerta e diminui seu tempo de reação a estímulos externos, efeitos colaterais que fazem com que o medicamento seja ideal para competições de games, onde milésimos de segundo podem fazer a diferença.

Também não está claro se as punições que a ESL irá estabelecer serão retroativas, ou seja, se Friesen e sua equipe serão punidos após a confissão do jogador. "Não podemos punir uma pessoa se não temos 100% de certeza que ela é culpada", afirma o grupo.

Veja Também:
Funko Fusion ganha novo gameplay e data de lançamento
Life by You, simulador de vida ao estilo The Sims, ganha data de lançamento para acesso antecipado
Estúdio de Stellar Blade não tem planos para DLC, mas quer adicionar um modo "Boss Rush"
Behaviour Interactive anuncia que irá publicar Blight: Survival
Sea of Thieves já está disponível no PlayStation 5
Dragon Ball: Sparking! ZERO ganha novo trailer