Firefox terá indicador e silenciador de áudio em abas, afirma Mozilla

Enviado por Cristianogremista, em

Desde o início de 2014, o Chrome usa um pequeno ícone para apontar quais abas estão reproduzindo áudio. É uma mão na roda para descobrir que página começou a tocar aquele som irritante. Se você sentia falta de algo do tipo no Firefox, eis uma boa notícia: a Mozilla promete uma função semelhante no navegador.

A informação foi dada por Ehsan Akhgari, desenvolvedor da Mozilla, ao VentureBeat. Além de denunciar as abas barulhentas, o recurso permitirá ao usuário silenciar a página rapidamente - bastará dar um clique sobre o ícone de som.

O assunto vem sendo pautado pela Mozilla pelo menos desde 2009, mas os desenvolvedores sempre esbarraram na dificuldade de identificar áudio oriundo de aplicações em Flash. É bem provável, portanto, que você tenha ouvido falar de um plano semelhante em alguma ocasião.

Segundo Akhgari, o recurso já está sendo criado, mas não há prazo para a sua disponibilização nas versões finais do Firefox. Antes, há falhas e outras pendências no Gecko (motor de renderização do navegador) que precisam ser resolvidas.

Outro fator que pesa para a demora é a decisão de incluir o "silenciador" de abas (função que o Chrome ainda não tem, não por padrão): a Mozilla quer disponibilizar as duas funcionalidades juntas.

A Mozilla ainda não decidiu como o indicador de áudio aparecerá nas abas, mas mockups montados pela organização dão uma ideia de como pode ficar a exibição.

Enquanto o recurso não chega, os usuários do Firefox podem recorrer a extensões com a mesma função, como a Noise Control. Elas não são perfeitas, mas quebram um galho.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos
Tom Henderson revela os requisitos para os jogos receberem o selo de 'PS5 Pro Enhanced'
PS2 chegou a vender 160 milhões de unidades
CD Projekt afirma que não há espaço para microtransações em jogos single-player
Embracer afirma que finalizou sua reestruturação e não irá mais vender estúdios