Brasileiros passam mais de 5 horas por dia na frente do PC

Enviado por Turokrj, em

Pesquisa do Ibope, encomendada pela Dell, aponta que metade dos brasileiros sonha trocar de PC nos próximos seis meses.

Quase metade dos brasileiros (46%) está disposto a trocar o computador de casa nos próximos seis meses. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa do Ibope Conecta encomendada pela Dell. O percentual pode estar atrelado a obsolescência de equipamentos, uma vez que 34% dos respondentes afirmam ter comprado sua máquina doméstica há mais de dois anos.

Os principais atributos buscados por esses consumidores na aquisição de uma nova máquina são: processador (apontado por 57% dos respondentes) e marca (22%). A Internet desponta como canal para influenciar a compra. Um terço dos entrevistados avalia os produtos em lojas online; 29% se baseiam em análises na web e apenas 1% considera opiniões nas redes sociais.

O levantamento, realizado em junho de 2015, indagou mil internautas que possuem PCs e/ou tablets. A pesquisa indica que os brasileiros (pelo menos o universo que respondeu ao estudo) possuem, em média, 1,9 computadores em seus domicílios. Essas pessoas gastam cerca de 5,3 horas na frente do dispositivo doméstico.

A maioria dos entrevistados (56%) considera o notebook como o principal computador em sua casa. Desktop aparece na segunda posição (31%), seguido de tablet (7%), conversíveis (2%) e all-in-ones (2%).

Esses aparelhos são usados, basicamente, para acesso à Internet. Pelo menos é que apontaram 95% dos respondentes. No longo prazo, 80% dos entrevistados acreditam que o smartphone será o principal dispositivo para navegação na web dentro de dez anos. "Mas não será o único", contrapõe Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil.

De acordo com a pesquisa, uma parcela considerável (34%) comprou seu principal computador doméstico há mais de dois anos. Talvez devido a esse motivo, quase metade dos entrevistados (46%) pretendem adquirir um novo computador nos próximos seis meses.

Byod

A pesquisa também indagou o hábito das pessoas sobre acessarem recursos profissionais em dispositivos domésticos. O estudo revela que 76% dos entrevistados acessam o e-mail do trabalho no computador de casa.

Pouco mais da metade (57%) do universo mapeado têm permissão da empresa para uso do equipamento pessoal no escritório e 46% têm acesso a arquivos e documentos da empresa. Na outra ponta, cerca de 15% acredita que a companhia na qual trabalham não está ciente desse uso do equipamento próprio para acessar informações corporativas.

Veja Também: