Conteúdo mobile da Nintendo deve conter jogos "free-to-start" e micro-transações, segundo Iwata

Enviado por andnick, em

Satoru Iwata comenta sobre os características desse novo conteúdo da Nintendo, que chega já este ano ao Japão.

Em mais uma das perguntas realizadas durante a reunião com os acionistas japoneses da Nintendo, Satoru Iwata comentou sobre o futuro da desenvolvedora em relação com os conteúdos mobile da Big N, uma empreitada inédita para a empresa. Os apps deverão chegar ao mercado já no final deste ano através da parceria com a empresa de telecomunicações japonesas DeNa, amiga de longa data da Nintendo.

Veja o que o presidente da Nintendo tem a dizer, em termos mais conceituais, do que a Big N vem preparado para os celulares:

Pergunta: Apps para dispositivos smart serão lançados este ano, mas eles serão pagos ou "freemiuns?" Qual será a faixa etária alvo?

Resposta: Dispositivos smart são tanto telefones como tablets, que têm bases instaladas muito grandes e globais, os lucros podem ser muito altos. Todavia, entrar nesse mercado não será fácil tal como apenas adicionar personagens da Nintendo e assim ter sucesso imediato. Sobre a "monetarização", existem vendas comuns, conteúdo pago e "free-to-play" - na verdade, não acredito que "free-to-play" seja o melhor termo para isso, então eu gosto de chamar "free-to-start", Vendas comuns não são muito bem sucedidas, pois o mercado de apps para dispositivos smarts é muito competitivo, e os preços são muito baixos - alguns têm descontos de até 90%, Como "free-to-start", é possível vender itens melhores e mais raros, assim como atalhos para melhoria de desempenho - é um grande dilema.
Sobre a faixa etária, estamos procurando um público alvo bastante amplo. Internamente [no Japão], existem apps muito lucrativos que cobram um preço muito alto atingindo poucos usuários, mundialmente, existem mais apps que cobram pouco de vários usuários. A Nintendo quer fazer muitos apps que sejam sucesso mundial. Nós queremos atingir usuários de todas as idades, gênero, experiência ou região e ganhar pequenos pagamentos de muitos usuários. Nós estamos planejando títulos para esse ano e para o próximo, mas não um número muito grande. Jogos para consoles têm um impacto maior no lançamento e depois desaceleram, apps aumentam seu sucesso gradativamente e o desenvolvimento não pára.

Estava com tantas esperanças sobre esse conteúdo que a Nintendo traria para os celulares, especialmente em relação a um possível Virtual Console - mesmo que fosse apenas com títulos first - ou então versões enxutas de grandes jogos. Mas parece que será mais do mesmo do que já temos por aí de outras desenvolvedoras. Iwata não disse exatamente que esse será o perfil dos jogos da Big N, mas para mim ficou relativamente claro que será por aí. O que vocês esperam dessa empreitada mobile da Nintendo?

Em tempo, vale lembrar desse artigo aqui publicado há quase dois anos.

http://www.nintendoblast.com.br/2013/08/e-se-super-mario-bros-3-nes-fosse.html

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