Sai do ar site que divulgava CPF de brasileiros sem autorização

Enviado por Turokrj, em

Página foi retirada do ar pela empresa de domínios GoDaddy após notificação do Ministério da Justiça.

O site Nomes Brasil, que causou revolta ao divulgar CPF de brasileiros sem autorização na web, saiu do ar nesta quinta-feira, 7/5, após o serviço de hospedagem GoDaddy ser notificado pelo Ministério da Justiça.

Após ser procurada, a assessoria do GoDaddy confirmou que o serviço, que fornecia acesso ao GoDaddy pelo domínio nomesbrasil.com, retirou a polêmica página do ar logo após receber a notificação do Ministério da Justiça no fim da tarde de ontem, 6/5.

Além disso, um abaixo-assinado iniciado há cerca de uma semana reuniu quase 130 mil assinaturas de brasileiros pedindo a retirada do site do ar.

Ilegal e perigoso

De acordo com a especialista em direito digital e sócia do Assis e Mendes, Gisele Arantes, a prática do Nomes Brasil é ilegal e vai contra o Marco Civil da Internet.

  1. "O dono do site pode responder judicialmente por isso, já que fere o Marco Civil em relação à privacidade dos dados. A página também viola o Marco e a constituição em relação ao anonimato, já que não tem identificação, o que deveria estar claro", afirma.
Como aponta Gisele, os dados divulgados podem ajudar cibercriminosos a cometerem fraudes e darem golpes pela Internet.

  1. "Se olharmos isso de forma geral, o número do CPF e o nome da pessoa, juntamente com informações que podem ser obtidas em outros e mídias sociais, oferece um verdadeiro dossiê sobre os usuários".
Veja Também:
Disney anuncia Moana 2, com lançamento ainda em 2024
Estúdio de Stellar Blade explica a razão pela qual a protagonista possui um corpo atraente
Nova pista reforça os rumores de que o Xbox se tornará multiplataforma
Nova atualização para Alan Wake II corrige os travamentos no Xbox Series
Top Japão | Persona 3 Reload estreia como o jogo mais vendido
Vendas de Armored Core VI: Fires of Rubicon superaram as expectativas da Kadokawa