NVidia responde à controvérsia do GameWorks em The Witcher 3

Enviado por Anônimo, em

Faz algum tempo que a nVidia vem sendo questionada sobre suas tecnologias e como afetam os games em placas da AMD, e eles tentam explicar o por que disso mais uma vez.

A discussão começou há alguns dias atrás, com Marcin Momot, um funcionário da CD Projekt Red, desenvolvedores de The Witcher 3, falou que o HairWorks, a tecnologia para simulação de cabelos que faz parte da biblioteca do Nvidia GameWorks "não poderia ser otimizado para os produtos da AMD":

Muitos de vocês nos perguntaram se as GPUs da AMD Radeon seria capazes de rodar a tecnologia da NVIDIA, o HairWorks - a resposta é sim! Porém, uma performance indesejada pode ocorrer, já que o código desta tecnologia não pode ser otimizado para produtos da AMD. Os usuários da Radeon são encorajados à desativar o NVIDIA HairWorks se a performance estiver abaixo do esperado.

Um bom exemplo do efeito da GameWorks em um jogo é o Project C.A.R.S., os jogadores de PC não gostaram e criticaram a nVidia e o GameWorks, como pode ser visto neste post do Reddit, que tem 95% de aprovação dos membros.

O diretor de marketing do GameWorks, Brian Burke respondeu às criticas hoje, confirmando o que a CD Projekt já tinha confirmado. Isso foi o que ele disse:

O GameWorks melhora a qualidade gráfica de jogos para nossos consumidores. Não prejudica a performance em hardware concorrente.

Requisitar acesso à nossa tecnologia é uma forma de tentar evitar problemas de performance. Dar sua IP, seu código-fonte, é uma prática incomum pra qualquer um na industria, incluindo provedores de Middleware e desenvolvedores de jogos. Maioria das vezes otimizamos os jogos em builds binários, não em códigos-fontes.

Isso que ele disse é uma coisa bem diferente de algumas das normas da companhia.

É preocupante os resultados que podem acontecer se termos mais jogos que usam tecnologias privadas como esta - que impedem a otimização para outras marcas de hardware.

Notícia adaptada da fonte para focar mais no assunto.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos
Tom Henderson revela os requisitos para os jogos receberem o selo de 'PS5 Pro Enhanced'
PS2 chegou a vender 160 milhões de unidades
CD Projekt afirma que não há espaço para microtransações em jogos single-player
Embracer afirma que finalizou sua reestruturação e não irá mais vender estúdios