Átomos de Rubídio são utilizados para obter a menor temperatura já registrada

Enviado por Frocharocha, em

Gás atómico foi esfriado para 0.00000000005 graus kelvin acima de zero.

Um enxame de átomos em um laboratório de Stanford tornou-se o material mais frio da Terra. Em cerca de 50 bilionésimos de kelvin, a temperatura dos átomos foi cerca de um décimo do recorde anterior.

"A temperatura de uma amostra depende da rapidez com que os seus componentes constituintes se movem em relação uns aos outros. " Diz o Físico quântico Mark Kasevich e sua equipe ,que começou com um gás frio composta por cerca de 100 mil átomos de rubídio hermeticamente embalados.

Dentro de poucos segundos, os átomos começaram se afastar, porque alguns estavam se movendo mais rápido do que os outros. Mas, em seguida, a equipe de Kasevich eletrocutou a amostra com um laser que contrapôs o movimento. Quanto mais longe um átomo tinha percorrido (e, portanto, mais rápido ele estava se movendo), maior a desaceleração ele havia recebido. Todos os átomos abrandaram o rastreamento, relatam os pesquisadores em 10 de abril na Physical Review Letters, correspondente à nova temperatura recorde da mais baixa já obitida.

Átomos ultrafrios deve levar a interferômetros cada vez mais sensíveis, dispositivos que podem medir a gravidade e testam os limites da teoria quântica. Kasevich espera melhorar a técnica e gases atômico spara um quatrilhão de Kelvin.

Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado