Google nos torna mais inteligentes? Talvez não

Enviado por andnick, em

Uma equipe de pesquisadores norte-americanos juntou dois mil usuários para tentar perceber qual a influência da pesquisa sistemática em buscadores como o Google. O estudo revela que, ao contrário do que pensamos, não ficamos mais inteligentes.

Um estudo realizado na Universidade de Yale, garante que o Google não nos torna mais inteligentes, apesar de colocar em nossas mãos e à distância de apenas alguns cliques uma quantidade infinita de informações.

De acordo com o estudo publicado no Journal of Experimental Technology, as pesquisas na internet, em especial no motor de busca do Google, transmite aos usuários a sensação de que estão adquirindo conhecimento, o que não passa de ilusão. Na verdade, a internet faz com que as pessoas se sintam mais inteligentes do que realmente são.

Os pesquisadores de Yale explicam que a constante pesquisa faz com que as pessoas se convençam de que estão, de fato, aprendendo através do mero ato de pesquisa, ignorando a necessidade de ler e compreender os conteúdos. Matthew Fisher, responsável pelo estudo, garante que os usuários não percebem do quanto estão dependentes da Internet e que este tipo de dependência abre as portas a outros perigos.

Este cenário pode levar a pelo menos dois resultados desfavoráveis para os usuários. Por um lado, a confusão do limite entre o conhecimento real e aquele que vem da pesquisa e que quase instantaneamente é esquecido.

Por outro, a confiança cega nos resultados disponibilizados pelos motores de busca torna os usuários mais vulneráveis a serem influenciados por informações que não são, obrigatoriamente, verdadeiras ou apropriadas para a questão colocada. Os campos da saúde, segurança ou justiça são alguns dos principais focos de preocupação.

Veja Também:
Análise - My Time at Sandrock ( Nintendo Switch )
Sony, junto de uma firma de investimentos, ofereceu $26 bilhões de dólares pela Paramount
Indika ganha trailer de lançamento mostrando as diversas misturas de estilo
WhatsApp encerra suporte para 35 modelos antigos de celulares
The Forever Winter, novo survival horror pós-apocalíptico, ganha primeiro gameplay
Sucesso de Manor Lords superou as expectativas da editora