Jogos que nunca sairam do oriente para o ocidente

Enviado por inuyasha302, em

Pode parecer estranho mas você acha que ja viu todos os jogos de tal plataforma? Já se perguntou se tal versão nunca saiu ou saiu mas não ficou sabendo? Perguntas estranhas mas vamos lá!

Existem muitos jogos que ficaram no oriente ou que foram esquecidos, tanto de SNES quanto de PS2 para frente (até mesmo PC, existem muitos RPGs da época de 199x que dificilmente são encontrados).

Tales of Destiny Remake/Directors Cut (PS2)

Possivelmente um dos games mais esperados na época para ser portado para o ocidente e vir totalmente em inglês, onde conta a história do jovem Stahn Airelon em busca de ter uma vida melhor indo se alistar no exército. Mas ele faz isso de uma maneira bem errada; embarca no navio clandestinamente, onde o mesmo é atacado por monstros, encontra uma Swordian e por ai vai (contar mais vai ser spoiler). Pode-se dizer tambem que Tales of Destiny Remake é o pai do sistema CC (Capacity Chain) e todo o seu desenvolvimento em batalhas, tanto aéreo quanto em dificuldade. Porém joga-lo em japonês não é complicado pois o game te indica qual o próximo passo a dar no mini mapa, mas bem que poderia haver uma tradução completa, não?

Seiken Densetsu 3 (Secret of Mana II) (SNES)

Pra quem já havia jogado Secret of Mana (SNES) e até mesmo Legend of Mana (PS1) e varios outros jogos da série Mana dificilmente (ou não) ouviram falar dele. Seiken Densetsu acontece no mundo de Mana onde as aventuras e os perigos consequentemente acontecem. Você escolhe dentre 6 personagens; porém, o primeiro personagem escolhido na tela de título será o principal enquanto os outros 2 (na mesma tela) entraram na sua party logo depois durante o progresso da história. Seiken tem 3 finais, onde os bosses variam da escolha dos personagens; mudanças diurnas e noturnas ocorrem durante o jogo, possibilitando a um dos personagens usar seus poderes totais (mais spoiler? Não!).

Há tradução feita por fãs para Seiken Densetsu 3, então oficialmente ele não foi lançado para o ocidente.

Sol Trigger (PSP)

Sol Trigger lançado apenas para PSP foi um dos títulos que ficaram apenas no oriente; a história se passa na cidade baseada em Kaiserhald, um grupo de pessoas que querem se opor ao uso do "Sol", no qual há uma "Igreja Maquina" que usa o Sol corruptamente em benefício próprio. Farel e seu grupo lutam contra o uso do mesmo usando armas baseadas em Sol; RPG em primeira pessoa mas mmuda para terceira em animações de habilidades. É um tanto complicado no começo compreender o jogo e como proceder mas não é um bicho de sete cabeças, fora uma dublagem nipônica ótima. Fãs estão fazendo uma tradução para o inglês porém, só resta esperar.

Dragon Shadow Spell (PS2)

No ano de 2007, onde o mundo é contado de uma maneira diferente, o estudo do Matrix e o seu uso se espalhou pelo mundo e com isso a magia ao mundo tambem veio. Claro, monstros chamados Daemons vieram junto com ela e só podem ser derrotados por armas criadas do Matrix. As armas são chamadas de Matrix Gear e os possuidores do mesmo ganham o nome de Variant. Esse foi o ultimo jogo da Fight-Plan lançado para o PS2; tático e relevante, ele mostra muito efeitos especiais tanto nas "Ultimate Skills" quanto no design dos monstros. Ele lembra um pouco a mistura de Final Fantasy Tactics com Tactic Ogre, fazendo dele um bom RPG. Seu gameplay pode ser muito complicado no começo até o final do jogo mas se consegue "memorizar" rápido certas escritas japonesas (o que é ruim, porque fica inviável jogar sem entender).

Sword of Etheria (PS2)

Parece estranho mas OZ (Sword of Etheria) veio para o ocidente porém, para a Euroupa em versão PAL (50hz), mas por que ele se encaixa na categoria de "esquecido". Sistema Hack'Slash distribuído pela Konami e musicas compostas por Michiru Yamane (a mesma compositora da série Castlevania), OZ conta a história de humanos, deuses e espiritos chamados Katenas; ambos humanos e Katenas são supervisionados pelos deuses mas apenas os Katenas podem usar armaduras chamadas Lex. Os Katenas são enviados dos deuses e são manipulados por eles, o mundo é envolto por Etheria, no qual da vida tanto ao Lex quanto a vida natural. Fiel é um humano comum que com Dorothy convive em um vilarejo, certo dia ele é atacado e queimado por um Katena, Almira. Dorothy foge e Fiel entra em batalha. Com a derrota, Almira consegue ver o lado errado e cruel dos deuses e decide se juntar a Fiel a procura de Dorothy (ja contei um spoiler no começo, foi dificil evitar). Aliás, como Fiel consegue usar uma arma Katena sendo ele humano?

Bem essa lista é bem pequena diante dos inúmeros jogos que ficaram no Japão; Sacred Blaze, Tales of Rebirth, Tales of Destiny 2, Grand Knights History, Kamrai, Blazing Union, Romancing Saga 2 e 3, enfim, muitos títulos promissores ficaram sem vir para cá (ocidente) o que é uma pena.

Lembre-se, se for jogar algum jogo que foi lançado apenas no Japão, não tenha vergonha de recorrer a Wikis ou detonados, uma hora ou outra ele se tornara complicado e ficará incoerente que você vai dizer "o que eu estou fazendo?"

Segue abaixo uma lista mais organizada mas não completa dos jogos que ficaram por lá; eu falei daqueles que joguei e que por sinal, são ótimos.

Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado