Antigo presidente da Epic Games não acha que realidade virtual vai virar algo "mainstream"

Enviado por Anônimo, em

O antigo presidente da Epic Games, Mike Capps, não está totalmente convencido sobre a Realidade Virtual e acredita que os consumidores não serão muito tolerantes para investir em algo que promete ser um pouco caro e por serem forçadas a usar um dispositivo na sua cabeça.

Em entrevista com o GamesIndustry, Capps acredita que uma das principais razões para o 3D não ter tido sucesso foi o fato de que para as pessoas poderem usufruir do 3D teriam que usar uns óculos especiais para o efeito.

"Ao nível do consumidor existe pouca tolerância para este tipo de investimento," disse ele. "Uma das coisas que estou mais curioso - olhem para as TV 3D é uma tecnologia super fácil de usar. Apenas um par de óculos polarizados e as pessoas não os usavam porque não valia a pena."

"A diferença de conteúdos estava lá. Avatar em 3D era muito melhor do que o Avatar normal... Se usar um par de óculos era complicado, então imaginem a ideia de 'Ok, vou colocar o meu capacete e ligar o meu PC com refrigeração liquida para que isto funcione".

Capps acrescentou que espera que a tecnologia seja um sucesso mas acredita que demorará algum tempo até que os consumidores apostem nela. Se surgirem relatos de pessoas que se sentem enjoadas, ou outro tipo de problemas, ao experimentarem a tecnologia, a realidade virtual poderá acabar por ser um fracasso.

"Quaisquer relatos de náuseas e vómitos vai tudo por água abaixo, tal como Carmack disse há uns tempos, 'Lançamos uma série desses headsets de realidade virtual e se tivermos um retorno com 80% de pessoas que vomitaram então será o fim. Ninguém vai comprar o próximo produto que faça uso dessa tecnologia.' Por isso por favor, não estraguem tudo. Levem o tempo que for necessário."

Capps vê com outros olhos os dispositivos de realidade aumentada, como o HoloLens ou o CastAR, uma vez que para ele serão produtos mais fáceis de vender.

"Só o fato de poder usar a realidade aumentada no quarto com os meus filhos, posso olhar eles enquanto estou jogando, tal como faço quanto estou jogando Xbox, ou no meu iPhone," disse ele.

"Se eu usar um capacete, já não sou pai. Por isso existe um grande número de casos onde as pessoas não podem simplesmente desligar do mundo envolvente, mesmo que seja uma forma maravilhosa de maximizar a tua experiência de entretenimento.".

Veja Também:
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos
Tom Henderson revela os requisitos para os jogos receberem o selo de 'PS5 Pro Enhanced'
PS2 chegou a vender 160 milhões de unidades
CD Projekt afirma que não há espaço para microtransações em jogos single-player
Embracer afirma que finalizou sua reestruturação e não irá mais vender estúdios
Xbox ganha tema dinâmico do Blue Dragon