Padrão Embedded DisplayPort 1.4a virá com suporte à resolução 8K

Enviado por Cristianogremista, em

Conteúdo em 4K ainda é coisa para pouca gente, mas a indústria já está tratando de preparar o caminho para resoluções superiores. Nesta semana, A VESA (Video Electronics Standards Association) publicou as especificações do Embedded DisplayPort 1.4a, padrão de transmissão que se destaca pelo suporte a transmissões em 8K - 7680×4320 pixels, precisamente.

A nova versão incorpora uma série de caraterísticas que foram apresentadas no DisplayPort 1.3, como transmissões em quatro vias capazes de lidar com até 8,1 Gb/s (gigabits por segundo) cada, 32,4 Gb/s ao todo.

Este total é suficiente para vídeos em 4K, 5K e até mesmo 8K. Mas, nesta última resolução, pode haver gargalos. Um dos recursos que ajudam o Embedded DisplayPort 1.4a a lidar com este problema é a implementação da versão 1.1 do DSC (DisplayStream Compression), um padrão de compressão lossless (sem perda de qualidade visual) capaz de reduzir a largura de banda necessária em até 66%.

Além de transmissões em 8K (em 60 Hz), estas características dão espaço para conteúdo em 4K com taxa de atualização de 120 Hz.

O suporte a resoluções elevadas não é a única vantagem do Embedded DisplayPort 1.4a: o padrão também promete ajudar a reduzir o consumo de energia. Com as novas especificações, um chip gráfico poderá atualizar facilmente apenas os pixels de uma área e não a tela toda, como é feito hoje.

A expectativa da VESA é a de que os primeiros dispositivos compatíveis com Embedded DisplayPort 1.4a cheguem ao mercado em 2016, mas não necessariamente com telas 8K: laptops com esta resolução, por exemplo, certamente parecerão exagero.

Veja Também:
Série de Fallout será praticamente um Fallout 5, afirma criador
No Rest For The Wicked, novo jogo dos criadores de Ori, ganha gameplay e novidades inéditas
Projeto X ganha trailer ao estilo Vlog de sua sequencia.
HBO revela atores que irão interpretar os amigos de Abby na 2ª temporada de The Last of Us
Estúdio de Gotham Knights está desenvolvendo um jogo AAA baseado em uma franquia popular
Dragon's Dogma II terá sangue, violência e conteúdo sexual