Mais um a dar adeus: RapidShare fechará no final de março

Enviado por Cristianogremista, em

O RapidShare foi um dos sites de compartilhamento de arquivos que sobreviveram às ações antipirataria que derrubaram o MegaUpload e o HotFile. Mas esta sobrevida não durará muito: de acordo com um comunicado emitido hoje (10), o serviço encerrará suas operações em 31 de março de 2015.

Em um passado recente, sites do tipo exploravam um modelo de negócio bastante rentável: qualquer usuário podia enviar arquivos para serem compartilhados nestes serviços; aqueles que quisessem fazer download mais rápido ou baixar vários materiais simultaneamente pagavam valores periódicos.

A quantidade de usuários pagantes era expressiva porque os preços não eram muito altos e várias táticas eram usadas para estimular as assinaturas. Uma delas era um relógio que só permitia downloads gratuitos após o usuário aguardar algum tempo - 3 minutos, por exemplo.

Embora ainda seja possível encontrar sites com funcionamento semelhante, esta modalidade de serviço não prosperou porque a maior parte do conteúdo disponibilizado para download era pirata. Não demorou muito para que as autoridades saíssem à caça destas empresas. Foi uma operação destas que levou ao fechamento do MegaUpload (e ajudou Kim Dotcom a ficar famoso, mas esta é outra história).

Os serviços que sobreviveram passaram a adotar políticas mais rígidas para evitar distribuição de conteúdo pirata e, assim, diminuir os riscos de problemas com a lei. É o caso do RapidShare. Aparentemente, o serviço está fechando por iniciativa própria, não por força de processos judiciais.

As razões que levaram à decisão não ficaram claras, mas é provável que as novas condições de uso tenham inviabilizado o negócio: sem os arquivos ilegais, o RapidShare provavelmente viu sua base de usuários pagantes ficar minúscula.

Para piorar, a popularidade de serviços como OneDrive, Google Drive e Dropbox pode ter dificultado a promoção do RapidShare como uma opção para armazenamento de arquivos nas nuvens. É difícil disputar espaço em um segmento que admite poucos players.

Na nota de fechamento exibida na home de seu site, o RapidShare pede que os usuários atuais façam backup de seus arquivos até 31 de março. Após esta data, todos os dados armazenados nos servidores da empresa serão apagados.

É mesmo o fim de uma era.

Veja Também:
Game Pass é referenciado como 'Microsoft Game Pass' em nova propaganda
Ator de Adam Jensen lamenta cancelamento do novo Deus Ex
Paralives, novo jogo ao estilo The Sims, ganha gameplay
Starfield recebe suporte ao AMD FSR 3 no PC
Marvel’s Spider-Man 2 ganhará novo update em 7 de março
Bug de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça revela futuro personagem jogável