Nvidia esclarece questão da alocação da memória na GeForce GTX 970

Enviado por Cristianogremista, em

Segundo uma notícia do site PCPerspective, nas últimas semanas diversos utilizadores das placas gráficas GeForce GTX 970 descobriram um 'problema' com a alocação da memória em alguns jogos. Essencialmente, os jogadores notaram que o desempenho cai drasticamente quando a GTX 970, com os seus 4GB de memória, não usa mais que 3,5GB.

De acordo com a Nvidia, a GTX 970 e a GTX 980 não têm a mesma configuração ao nível dos SM (Streaming Multiprocessors) e a GTX 970 não têm o mesmo nível de optimização do uso da memória. Para a gestão optimizada do tráfego da memória nesta configuração, a Nvidia dividiu a memória gráfica em duas secções de 3,5GB e de 500MB. O GPU tem um acesso prioritário à secção de 3,5GB.

Quando um jogo necessita de menos de 3,5GB de memória de vídeo então acede à primeira partição, e as aplicações de terceiros, que medem o uso da memória, indicam que na GTX 970 está a ser utilizado 3,5GB de memória, mas pode indicar mais na GTX 980 caso mais memória esteja a ser utilizada por mais comandos. Quando um jogo exige mais do que 3,5GB de memória, então são utilizados os dois segmentos.

Veja Também:
CD Projekt atualiza o status dos seus futuros projetos
2023 foi o segundo ano mais forte na história da CD Projekt
Diablo IV já está disponível para os assinantes do Game Pass
Predator: Hunting Grounds ganhará versões para PS5 e Xbox Series, além de novos conteúdos
Estúdio de Like a Dragon e Judgment provoca anúncio importante
Dragon Ball Xenoverse 2 apresenta Future Saga, seu mais novo arco