Retorno à tradição: BlackBerry Classic tem teclado físico e formato convencional

Enviado por Cristianogremista, em

Smartphones com teclado físico ainda fazem sentido? A BlackBerry aposta que sim: nesta quarta-feira (17), a companhia anunciou oficialmente o BlackBerry Classic, aparelho que tenta aliar esta característica com recursos mais atuais.

O modelo é o primeiro lançamento desde o BlackBerry Passport, mas está longe de ser tão ousado no design quanto este. Tal como os rumores que antecederam seu anúncio apontavam, a novidade resgata, até certo ponto, a fórmula que fez a BlackBerry ser mundialmente conhecida - o "Classic" no nome não é mera casualidade.

A tela, quadrada, possui 3,5 polegadas e resolução de 720×720 pixels (294 ppi). A fabricante não cometeu o erro de não incluir sensibilidade a toques, a despeito da existência do teclado "qwerty" e dos botões auxiliares.

Internamente, há um processador dual-core Snapdragon S4 (MSM8960) de 1,5 GHz acompanhado de 2 GB de RAM. Também há 16 GB para armazenamento interno de dados, suporte a microSD de até 128 GB, câmera frontal de 2 megapixels e câmera traseira de 8 megapixels capaz de gravar vídeos com 1080p.

A bateria, de 2.515 mAh, tem 22 horas de uso "misto", segundo a empresa. A princípio, a autonomia está dentro dos padrões de hoje, assim como o pacote de conectividade, composto por USB 2.0, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, NFC, 3G e 4G.

No BlackBerry Passport, o usuário pode fazer rolagem de tela arrastando o dedo sobre o teclado, mas este recurso, infelizmente, não está presente no Classic. Em compensação, o botão central que faz as vezes de um trackpad voltou.

Orquestrando tudo está o BlackBerry OS 10.3.1, que inclui o BlackBerry Assistant (assistente de voz similar ao Siri ou ao Google Now) e o catálogo da Amazon App Store, que oferece mais de 240 mil aplicativos.

Tecnicamente, o BlackBerry Classic não é mais do que um "retorno às origens". Este ponto não diz respeito só ao desenho icônico do aparelho, mas também ao público-alvo: assim como o Passport, o novo modelo é focado no segmento corporativo, sob a forma de uma opção um pouco mais em conta, porém.

Haverá boa aceitação? Veremos. O preço não é muito convidativo, considerando o hardware do smartphone, mas pode sofrer baixas nos próximos meses: nos Estados Unidos, o BlackBerry Classic está em pré-venda por US$ 449. Ainda não há informação sobre lançamento no Brasil.

Veja Também:
Mike Ybarra, ex-chefe da Blizzard, pediu para a Naughty Dog lançar The Last of Us Part II no PC
Dead by Daylight deixa os jogadores em tamanho miniatura como brincadeira de 1º de Abril
The Legend of Zelda: Ocarina of Time é considerado o melhor jogo de todos os tempos pelos leitores da Game Informer
Street Fighter 6 ganha colaboração com Monster Hunter
Dino Crisis foi um dos jogos mais solicitados em pesquisa realizada pela Capcom
Brincadeira de 1º de abril sobre um remake do primeiro God of War deixou os fãs irritados